Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Elmano anuncia investimento de R$ 251 mi para agricultura familiar

A iniciativa acontece em parceria com o BNDES

ANUNCIO DE RECURSOS PARA O PROJETO SERTAO VIVO. (Foto: Thiago Gaspar/Governo do Ceará)

15/05/24 15:46

O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quarta-feira (15), em evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza, um investimento de R$ 251,6 milhões para o desenvolvimento da agricultura familiar do Ceará, por meio do programa Programa Sertão Vivo. A iniciativa acontece em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Lançado em outubro do ano passado pelo Governo Federal, o Programa Sertão Vivo tem o objetivo de reduzir os efeitos da mudança climática, fortalecer a agricultura familiar, aumentar a produtividade e combater a fome no Nordeste. No Ceará, serão atendidas mais de 250 mil famílias em 72 municípios do semiárido, em ação organizada em três componentes: financiamento de sistemas produtivos resilientes ao clima (CRPS); financiamento de acesso à água para produção; e gestão do conhecimento e ampliação de escala.

“Eu não tenho dúvidas que isso vai representar para essas famílias uma mudança na qualidade de vida, sabendo que estamos negociando outros projetos para os demais municípios do Ceará. Nós queremos levar esse projeto, através de outros financiamentos também, para todos os municípios onde tenhamos agricultura familiar”, disse o governador.

De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, os recursos são fundamentais para resolver os problemas de hoje e também resguardar as famílias para o futuro. “Hoje estamos aqui em nome do presidente Lula. Ele disse que o BNDES precisava fazer algo pelo povo do Nordeste, do Sertão. Com os desafios ainda maiores para quem vive no semiárido, com os problemas climáticos, precisamos nos antecipar e dar recursos hídricos para que todas essas pessoas possam se resguardar. Estamos aqui hoje para fortalecer essa terra fantástica, lutadora e que vem se desenvolvendo cada vez mais”, comentou.

O projeto será executado Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o apoio da Ematerce, secretarias municipais de Agricultura, universidades, movimentos e organizações sociais.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Os municípios contemplados serão: Acarape, Acaraú, Aiuaba, Alto Santo, Apuiarés, Aracoiaba, Aratuba, Arneiroz, Barreira, Barroquinha, Baturité, Bela Cruz, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Capistrano, Caridade, Carnaubal, Chaval, Chorozinho, Croatá, Cruz, Ererê, General Sampaio, Granja, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Ibiapina, Ipu, Iracema, Irauçuba, Itapajé, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Madalena, Marco, Martinópole, Miraíma, Morada Nova, Morrinhos, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palhano, Palmácia, Parambu, Paramoti, Pentecoste, Pereiro, Potiretama, Quiterianópolis, Quixeré, Redenção, Russas, São Benedito, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tejuçuoca, Tianguá, Tururu, Ubajara, Umirim, Uruburetama, Uruoca e Viçosa do Ceará.

LINKS PATROCINADOS