UFC suspende atividades de Centro de Desenvolvimento após mais um ato de violência

23/08/17 18:53

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, decidiu suspender por tempo indeterminado as atividades do Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam), ligado à Pró-Reitoria de Extensão. A medida foi tomada após mais um registro de violência ter ocorrido nesta quarta-feira (23), no interior da unidade, localizada no bairro Planalto Pici.

O fato ocorreu por volta das 11h. Durante uma aula de campo realizada na horta comunitária, onde estavam presentes alunos e professores do Curso de Odontologia da UFC, houve a tentativa de linchamento de um jovem, que entrou na unidade perseguido por um grupo armado com pedaços de madeira e ferro.

Após os estudantes se abrigarem em um auditório, um dos professores responsáveis pela atividade intercedeu junto aos jovens, na tentativa de evitar que o linchamento se consumasse. Porém, o professor foi ameaçado por um dos integrantes do grupo, que fez gesto de sacar uma suposta arma. O docente então recuou e se abrigou no auditório junto com os demais professores e alunos. Momentos depois, a segurança armada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra chegou ao local e o grupo se evadiu, inclusive o jovem ameaçado de linchamento.

Integrantes do Cedefam relatam que ocorrências de violência nos arredores do local têm sido frequentes nos últimos meses, incluindo assaltos, bem como o consumo e tráfico de drogas. Houve, inclusive, o caso de um vigilante e de uma funcionária de serviços gerais que foram feitos reféns por um jovem em fuga que invadiu as dependências da unidade.

Por decisão do Reitor e dos gestores do Cedefam, os estágios e todas as atividades que envolvem a unidade estão suspensos até que a segurança dos docentes, discentes e funcionários possa ser assegurada. O Reitor Henry Campos enviou, na tarde desta quarta-feira (23), um ofício à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado solicitando medidas de segurança para o local.

Cedefam

O Centro de Desenvolvimento Familiar é um núcleo da Pró-Reitoria de Extensão da UFC que integra atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade junto com outras instituições de educação e saúde. Nesse sentido, destacam-se parcerias nas áreas de Educação Física e Esportes, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Economia Doméstica, Fisioterapia, Engenharia Ambiental e Psicologia, contando com o apoio de profissionais, além de estudantes em prática de disciplinas, em Estágio Supervisionado Obrigatório e em projetos de extensão. Os projetos atuam de forma integrada com foco na atenção primária à saúde das famílias da comunidade do Pici e adjacências.

LINKS PATROCINADOS