Tanilo Menezes deve ser o próximo presidente de Câmara afastado por terceiro mandato consecutivo
Outros 14 presidentes de câmaras municipais também podem ser afastados
(Foto: reprodução/Instagram)
02/04/2025 16:31
O vereador Tanilo Menezes, presidente da Câmara Municipal de Caucaia, deve ser o próximo parlamentar afastado da presidência por estar no terceiro mandato consecutivo. Três já foram afastados, e a tendência é que esse número cresça, com pelo menos 14 nomes ainda sob risco de afastamento.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A promotora Margarida de Carvalho Barbosa prepara uma ação para afastá-lo da presidência, com o objetivo de convocar novas eleições para o comando do Legislativo Municipal.
Outros casos
O presidente da Câmara Municipal de Altaneira, Professor Deza Soares, foi o primeiro a ser afastado por decisão judicial; no último dia 05 de fevereiro, foi a vez da Justiça determinar o afastamento da vereadora Gorette Cavalcanti do cargo de presidente da Câmara de Pindoretama; por último, nesta terça-feira (1º), a presidente da Câmara Municipal de Canindé, Karlinda Coelho, foi afastada por determinação da Justiça.
Novos afastamentos podem ocorrer
Outros 14 presidentes de câmaras municipais no Ceará também devem ser afastados por estarem em situações semelhantes. O entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) é de que a recondução para um terceiro mandato consecutivo na presidência de câmaras municipais não é permitida.