Rodrigo Pacheco vence a disputa contra Rogério Marinho e é reeleito para a presidência do Senado
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Rodrigo Pacheco vence a disputa contra Rogério Marinho e é reeleito para a presidência do Senado

O parlamentar vai comandar a Casa durante o biênio 2023-2025

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

01/02/2023 18:21

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito para a presidência do Senado, em votação realizada nesta quarta-feira (1º), em Brasília. O parlamentar, que vai comandar a Casa durante o biênio 2023-2025, derrotou o candidato da oposição, Rogério Marinho (PL-RN).

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

Rodrigo Pacheco recebeu 49 votos contra 32 de Rogério Marinho. Não foram registrados votos em branco. Ao todo, 81 senadores participaram da eleição.

Durante o discurso, Rodrigo Pacheco relembrou os ataques às sedes dos Três Poderes - Congresso, STF e Planalto - e defendeu a erradicação da polarização no país. "A polarização tóxica precisa ser erradicada de nosso país. Acontecimentos como os ocorridos neste Congresso Nacional e na Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 não podem e não vão se repetir", disse.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

A candidatura de Rodrigo Pacheco com o apoio do presidente Lula (PT) e de seis partidos: PSD (15), MDB (10), PT (9), PSB (4), PDT (3) e Rede (1). No primeiro mandato, o presidente do Senado reeleito também contou com o apoio do governo federal que, na época, era comandado por Jair Bolsonaro (PL).

Desistência de última hora

O senador cearense, Eduardo Girão (Podemos), que também iria disputar a presidência do Senado, desistiu da candidatura na última hora e declarou voto em Rogério Marinho.

LINKS PATROCINADOS