PF investiga uso de Abin para monitorar Camilo e outras autoridades
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

PF investiga uso de Abin para monitorar Camilo e outras autoridades

Drones sobrevoavam a residência oficial de Camilo em Fortaleza

Camilo Santana

25/01/2024 11:36

A Operação Vigilância Aproximada, deflagrada na manhã desta quinta-feira (25) pela Polícia Federal, investiga o monitoramento indevido dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do então governador do Ceará, Camilo Santana. Segundo o Globo, relatórios da PF apontam que drones sobrevoavam a residência oficial do atual ministro da Educação em Fortaleza no ano de 2021. A investigação descobriu um grupo criminoso instalado na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Conforme a PF, eles utilizaram ferramentas de geolocalização sem autorização judicial.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e apreensão, sendo 18 em Brasília (DF) e em Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG) e São João Del-Rei (MG) com um em cada. Além disso, medidas cautelares diversas de prisão, incluindo suspensão imediata de sete policiais federais.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial, ou com objetivos não autorizados em lei.

LINKS PATROCINADOS