Operação desarticula organização criminosa com participação de policiais
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Operação desarticula organização criminosa com participação de policiais

Foram expedidos 26 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão

27/05/2021 8:11

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), deflagrou nesta quinta-feira (27) a 3ª fase da Operação Gênesis para desarticular uma organização criminosa formada por integrantes de facções e policiais militares.

Ao todo, foram expedidos 26 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, sendo 21 contra integrantes de organizações criminosas (08 já recolhidos ao sistema penitenciário estadual) e 05 contra policiais militares do Ceará em Fortaleza e em Caucaia.

Esta fase da operação conta com o apoio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (COPOL), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SAP).

De acordo com as diligências realizadas pelo GAECO com apoio técnico da Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (COIN), uma facção criminosa de atuação nacional, aqui representada por líderes locais, uniu-se a outras organizações criminosas de menor porte, todas com atuação no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, e adjacências, com o intuito de incrementar o tráfico de drogas.

O grupo também é apontado pela prática de outros crimes, como homicídios, corrupção ativa, lesões corporais, ameaças, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico, etc. O esquema delituoso contava com a participação de policiais militares, cuja atuação ou omissão dava sustentação aos crimes.

Eles se ocupavam em retirar qualquer obstáculo ao funcionamento das atividades ilícitas perpetradas pelos grupos criminosos, sempre em troca de vantagem financeira.

Retrospectiva

Na primeira fase da Operação Gênesis, deflagrada em setembro de 2020, foram cumpridos 17 mandados de prisão e de busca e apreensão em Fortaleza e em Maracanaú. Do total de alvos, 9 eram policiais militares da ativa, 03 eram policiais civis da ativa e 05 eram civis (sendo quatro homens suspeitos de atuarem como traficantes e um policial civil aposentado, apontado como o líder da organização criminosa).

Na segunda fase da Operação, deflagrada em outubro de 2020, foram cumpridos 16 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão em Fortaleza e em Caucaia. Entre os alvos estavam três policiais militares e três policiais civis da ativa, nove suspeitos de tráfico de drogas e um ex-policial militar.

LINKS PATROCINADOS