sete dias sem medo da notícia
Denúncia
MP denuncia gerente de loja por crime de racismo contra delegada da Polícia Civil
O caso aconteceu no último dia 14 de setembro
Por : Redação CN7
02/12/21 18:37

O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) denunciou, nesta quarta-feira (1), pelo crime de racismo, o português Bruno Filipe Simões Antônio, gerente da loja Zara. A vítima foi a delegada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Ana Paula Silva Santos Barroso. O caso aconteceu em um shopping de Fortaleza no último dia 14 de setembro.

O inquérito narrou que Ana Paula Silva Santos Barroso foi impedida de adentrar a loja, tendo questionado se seria por estar com a máscara abaixada ao consumir um sorvete. Em resposta, o gerente alegou motivos de segurança do shopping. Porém, imagens de videomonitoramento no dia do ocorrido mostram que houveram outros atendimentos a clientes que não usavam máscaras de forma adequada e que não consumiam alimentos. Outros trechos das gravações exibem clientes consumindo alimentos na loja, com máscaras abaixo do queixo, sem qualquer interpelação por parte dos funcionários.

Para a promotora de Justiça, Ana Cláudia de Morais, embora o denunciado afirme que todos os funcionários são orientados a abordar e orientar clientes que não usem adequadamente a máscara, os vídeos do dia do fato demonstram que diversas pessoas entraram na loja com máscara inadequada, inclusive alguns consumindo alimentos, mas não tiveram o mesmo tratamento desferido à vítima.

“Diante de todos os elementos juntados aos autos, nota-se a prática de crime resultante de discriminação ou preconceito de raça, cor ou etnia com latente diferenciação de tratamento entre clientes do estabelecimento comercial. Verifica-se que o denunciado impediu acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, receber ou atender à vítima Ana Paula Silva Santos Barroso, sem qualquer outra razão fundamentada que não fossem as próprias características físicas da vítima”, destacou.

Leia mais: Gerente de loja é indiciado pelo crime de racismo contra delegada da Polícia Civil
Leia mais: PC-CE realiza busca e apreensão após caso de racismo em shopping de Fortaleza

LINKS PATROCINADOS