Ministro cearense assume presidência do Conselho Jurídico da Fiesp - CN7

Ministro cearense assume presidência do Conselho Jurídico da Fiesp

Cesar Asfor nasceu em Fortaleza e é formado em direito pela UFC

Ministro cearense assume presidência do Conselho Jurídico da Fiesp

(Foto: Karime Xavier/Folhapress)

02/02/2022 16:30

O ministro, Cesar Asfor Rocha, foi designado pelo presidente da Fiesp, Josué Christiano Gomes da Silva, para assumir a presidência do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos da Federação. O conselho é responsável por estudar e propor políticas nas áreas jurídicas e legislativas, posicionando a indústria nos mais diversos assuntos, como matérias tributárias, arbitragem, aspectos trabalhistas, conflitos ambientais e etc.

No cargo, o cearense Cesar Asfor deverá trabalhar firmemente nos tribunais, seja no STF e nas Cortes superiores (STJ, TST e TCU), como também no âmbito estadual ou regional (TJs, TRFs e TRTs), e nas demais esferas do Legislativo. Ele possui vasta experiência como ministro do STJ, onde atuou por mais de 20 anos, sendo o único ministro da história do STJ que ocupou todos os cargos destinados aos membros do tribunal.

O ministro Cesar Asfor foi membro da Comissão de Jurisprudência do Tribunal, membro do Conselho de Administração, membro da Comissão de Documentação, presidente da Comissão de Coordenação, presidente da Comissão de Regimento Interno, membro da 1ª seção por dois anos, membro da 1ª turma por dois anos, presidente e membro da 2ª seção por treze anos, presidente e membro da 4ª turma por treze anos, diretor da revista do STJ, vice-presidente, presidente em exercício de 22/7 a 3/9/08 e presidente, de 3/9/08 a 3/9/10.

Além do STJ, também integrou o TSE. Em setembro de 2012, o ministro decidiu antecipar sua aposentadoria. Embora pudesse permanecer no cargo até 2018, Cesar Asfor Rocha decidiu retirar-se do tribunal e voltar ao seu ofício de origem, a advocacia, ocupação que segue atualmente.

Publicidade
Publicidade

LINKS PATROCINADOS