Lula deve retirar José Guimarães da liderança do governo na Câmara
A informação foi destaque no jornal O Globo
(Foto: reprodução/Instagram)
04/03/2025 10:35
O deputado federal José Guimarães (PT) deve perder o cargo de líder do governo na Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo, que aponta como motivo a citação do nome do parlamentar em uma investigação sobre desvio de emendas parlamentares. O caso corre sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF), e Guimarães nega qualquer irregularidade.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo a publicação do O Globo, a menção ao nome do deputado na investigação também foi determinante para que ele fosse descartado da disputa pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A pasta, responsável pela articulação política do Governo Federal, segue sem uma definição oficial de quem assumirá o comando.
Nos bastidores, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, sugeriu ao presidente Lula que Guimarães assuma a liderança do partido em uma espécie de "mandato-tampão" até a eleição interna da legenda, marcada para julho deste ano.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A substituição de Gleisi no comando do PT tem sido debatida entre aliados. Enquanto setores do Centrão e de partidos de esquerda avaliam que sua permanência indica um fechamento do governo em relação ao diálogo político, aliados defendem que ela tem experiência na articulação parlamentar e desempenhou papel importante na formação de apoios à candidatura de Lula em 2022.