Hospital Leonardo da Vinci receberá a primeira aplicação da vacina da Covid
O evento será acompanhado pelo governador Camilo Santana (PT)
        18/01/2021 17:58
O Hospital Leonardo da Vinci é o local escolhido para acontecer a primeira vacinação contra a Covid-19, em Fortaleza. É unidade de saúde, que fica na Aldeota, onde a primeira dose da CoronaVac será aplicada na Capital cearense. O nome da pessoa que vai receber o imunizante ainda não foi divulgado. O evento será acompanhado pelo governador Camilo Santana (PT).
O início da campanha de vacinação, em Fortaleza, foi adiado em algumas horas após a aeronave que traz as 218 mil doses da CoronaVac ao Ceará atrasar. A princípio, o voo estava previsto para chegar às 14 horas, mas só desembarcou por volta das 17h15.
A vacina deve imunizar, no primeiro momento, cerca de 109 mil pessoas (cada uma vai receber duas doses). No primeiro momento, os profissionais de saúde de instituições públicas e privadas que atuam diretamente no combate a Covid-19 e os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) serão contemplados com as primeiras doses da CoronaVac. Os outros grupos pertencentes à fase 1 do Plano Nacional de Imunização, como os idosos acima de 75 anos e os indígenas devem receber as doses da vacina nas próximas semanas, a medida que elas forem chegando à Fortaleza.
Distribuição
Além de Fortaleza, as cidades do interior vão receber nesta segunda-feira (18) as doses da CoronaVac. Elas serão embarcadas para diversas regiões do Estado em aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Pontos estratégicos para a distribuição dos imunizantes rumo ao interior foram escolhidos. Sendo eles: Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.