Governador Elmano anuncia convocação de 440 aprovados em concurso da Polícia Penal
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE)
(Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará)
02/06/2026 14:58
O governador Elmano de Freitas anunciou nesta terça-feira (02), por meio das redes sociais, a convocação de 440 aprovados no último concurso da Polícia Penal. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O anúncio da convocação ocorre um dia após a homologação do certame.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
"A medida representa mais um importante reforço para o nosso sistema prisional, fortalecendo a segurança, ampliando a capacidade de atuação do Estado e garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais da área", escreveu Elmano.
Somente de 2023 até o momento, o Governo do Ceará já reforçou as forças de segurança do Estado com mais de 5.700 novos profissionais, entre nomeados e em formação.
Investimentos no sistema penitenciário
O Governo do Estado vem modernizando o sistema prisional com a entrega de 180 viaturas, 900 pistolas Glock, 50 pistolas Taser, 3 mil coturnos e 448 câmeras corporais para os policiais penais, tornando o Ceará o primeiro sistema prisional da América Latina a adotar a tecnologia. A gestão estadual também ampliou a infraestrutura com a inauguração das unidades prisionais de ensino, capacitação e trabalho em Tianguá e Maracanaú, além do Núcleo de Operações com Cães.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Na área da ressocialização, a SAP inaugurou, em Itaitinga, a primeira Escola Profissionalizante de Tempo Integral do país dentro de uma unidade prisional. Atualmente, 16,3 mil pessoas privadas de liberdade já foram capacitadas em cursos profissionalizantes, cerca de 5 mil participam de atividades educacionais e aproximadamente 50% da população carcerária do Ceará está inserida em alguma atividade laboral.
Assista ao vídeo: