Filiação de Cid ao Podemos sofre rejeição e reunião para anunciar nova sigla é incerta

Reunião marcada para a próxima segunda-feira pode não acontecer

(Foto: reprodução/vídeo)

09/12/23 13:46

A filiação de Cid Gomes (PDT) ao Podemos têm sofrido rejeição, gerando incerteza sobre a realização da reunião para anunciar o novo partido do senador, prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (11). A rejeição quase unânime no Podemos levou o ex-governador do Ceará a retomar as negociações com a presidência nacional do PSB para um possível retorno ao partido.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

Entretanto, tal movimento apresenta um novo desafio, pois um eventual retorno de Gomes ao PSB poderia desencadear uma ruptura nacional entre o PDT e o PSB, com o PDT lançando uma candidatura em Recife contra a reeleição do prefeito João Campos (PSB). Uma outra opção seria o PT. Porém, a direção nacional do PT deu aval para que o diretório cearense barrasse a filiação do senador.

Cid isolado

Na última semana, Cid se viu isolado no acordo sobre a divisão do dinheiro das emendas de bancada do Ceará. A discordância entre Cid e os demais parlamentares cearenses resultou em uma não assinatura por parte do senador, o que acarretaria na perda do dinheiro, no valor de R$ 316 milhões.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Mesmo com os esforços do coordenador da bancada cearense, Eduardo Bismarck (PDT), para convencer Cid Gomes a endossar o documento que garantiria os investimentos, o senador se manteve irredutível em sua posição. O desfecho do impasse ocorreu após a senadora Augusta Brito (PT) assinar o acordo, assegurando ao Governo do Ceará quase R$ 182 milhões.

LINKS PATROCINADOS