Cúpula Nacional do PT dá aval para diretório cearense barrar filiação de Cid Gomes

Presidente do PT no Ceará, Antônio Filho, destacou a complexidade da situação

Cid Gomes

25/11/23 9:53

A direção nacional do PT deu aval para que o diretório cearense barrasse a filiação de Cid Gomes ao partido. É o que confirma a edição do OGlobo deste sábado (25). Apesar do ministro da Educação, Camilo Santana, ter feito um gesto público de acolhimento, dirigentes e filiados estaduais do PT alegam não haver espaço suficiente para acomodar todos os aliados do parlamentar.

O presidente do PT no Ceará, Antônio Filho, destacou a complexidade da situação, apontando para a presença de 43 prefeitos e 15 deputados no grupo de Cid.

“Não temos como compartilhar todo o grupo. São 43 prefeitos e 15 deputados, isso tem repercussão em situações locais. Algumas têm (lideranças) alinhamento, não é dificuldade, mas outras têm contenciosos políticos com lideranças que estão no grupo do senador, então não é uma descoberta simples, talvez aí seja o gargalo”, disse o presidente do PT no Ceará.

O líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães, afirmou que o assunto está encerrado, descartando a possibilidade de filiação.

“Não existe possibilidade de filiação. Essa conversa está fora”, declarou Guimarães.

Eduardo Bismarck, deputado federal também deixando o PDT, ressalta que também há resistências dentro do grupo de Cid. Segundo o parlamentar, divergências locais em relação às candidaturas do próximo ano é um dos principais pontos de atrito.

LINKS PATROCINADOS