Fecomércio discute aumento da tarifa de energia com deputados Danilo Forte e Domingos Neto
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Fecomércio discute aumento da tarifa de energia com deputados Danilo Forte e Domingos Neto

Na oportunidade, foram discutidas estratégias para barrar o aumento da tarifa

(Foto: reprodução/Instagram)

29/04/2022 15:14

A Associação Cearense de Defesa do Consumidor (Acedecon) realizou nesta sexta-feira (29) uma audiência pública para debater sobre o aumento médio de 24,85% na tarifa de energia elétrica do Ceará. O evento foi realizado no auditório da Fecomércio Ceará.

A audiência pública teve como tema “A situação atual dos serviços de energia elétrica no Ceará e o reajuste tarifário de 2022 da Enel Distribuição Ceará”. Na reunião, foram discutidas alternativas para barrar os 25% de reajuste na energia.

Os representantes do Sistema S e os parlamentares defenderam a necessidade de um entendimento e, principalmente, de uma sensibilização do Governo do Estado para então negociar a diminuição do percentual de reajuste.

O reajuste na tarifa da energia elétrica concedido pela Enel, após a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), gera um impacto enorme tanto para consumidores quanto para o comércio do Ceará, o que traz prejuízos consideráveis para toda a sociedade. "No Congresso, estamos na luta ao lado do restante da bancada para derrubar esse aumento", lembrou o deputado Danilo Forte.

“O nosso próximo passo em Brasília é aprovar a urgência do Projeto de Decreto Legislativo que susta o aumento. Com a mobilização que conseguimos fazer nesta semana de vários setores da sociedade, tenho convicção de que vamos conseguir”, disse o deputado Domingos Neto.

O presidente da Acedecon, Thiago Fujita, lembrou do impacto social do aumento. “Vai ter gente que realmente não vai ter condição de pagar a conta. E como é impossível viver hoje sem energia, na prática essa medida vai levar pessoas para a miséria” explicou.

O vice-presidente da Fecomércio, Cid Alves, por sua vez, lembrou do impacto do reajuste também na geração de emprego e renda e defendeu um amplo diálogo entre os diversos entes que compõem o serviço, como Aneel, a empresa Enel e governos estadual e federal.

“Empresas foram obrigadas a fechar as portas em virtude da saúde pública. Diante desse cenário é injustificável que esse absurdo aconteça”, afirmou a deputada Érika Amorim (PSD).

Meio Ambiente e Agricultura

O presidente da Federação da Agricultura, Amilcar Silveira, lembrou do impacto da conta de luz para o homem do campo. Os debatedores também lembravam que o Ceará é tradicional gerador de energia renovável.

O evento contou com as presenças dos deputados federais Domingos Neto (PSD), Danilo Forte (União) e Nelho Bezerra (União); da deputada estadual Érika Amorim (PSD); dos diretores da Fecomércio, Everton Fernandes e Cláudia Brilhante; o presidente da Acedecon, Thiago Fujita; o presidente da Faec, Amílcar Silveira; e do representante da Fiec, Sérgio Lopes.

Leia também:

Danilo Forte critica aumento da tarifa de energia elétrica: “inviabiliza atividades comerciais”

Domingos Neto apresenta projeto para suspender aumento da conta de luz

Parlamentares cearenses se reúnem com diretor da Aneel para barrar aumento na tarifa de energia

Fique por dentro de tudo que acontece no nosso estado no Ceará News!

https://soundcloud.com/plusfmrede/ceara-news-i-29042022?utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

LINKS PATROCINADOS