Estudantes cearenses desenvolvem carros de corrida elétricos
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Estudantes cearenses desenvolvem carros de corrida elétricos

O estado do Ceará é pioneiro na eletromobilidade no país

(Foto: Divulgação)

03/02/2021 18:35

Pesquisadores e estudantes de quatro universidades cearenses (UFC, IFCE, Unifor e Unilab) desenvolveram em parceria com estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) carros de corrida movidos a energia elétrica. A produção dos protótipos aconteceu por meio do projeto Fórmula Elétrica Ceará, que visa ampliar os espaços de ensino e pesquisa sobre mobilidade elétrica no Brasil.

O idealizador do projeto, Mardônio Barros, explicou que a ideia é aplicar a mobilidade elétrica ao esporte. "A produção de conhecimento em rede foi um dos marcos importantes para o projeto. Trouxa uma visão aberta para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e sustentáveis aplicadas ao esporte automotivo. O projeto proporcionou um rico aprendizado em mecânica e elétrica que servem para aplicações industriais e estimulou a criação de duas empresas por parte de estudantes da UFPB e UFC, que atuaram no projeto e decidiram empreender", revelou.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o estado do Ceará é pioneiro na eletromobilidade no país. A Prefeitura de Fortaleza implantou, em 2016, o primeiro sistema público de compartilhamento de carros 100% elétricos no Brasil, que conta, atualmente, com 15 veículos. A iniciativa causou uma diminuição da propagação de CO² em até 12,5 toneladas nos últimos 4 anos.

LINKS PATROCINADOS