sete dias sem medo da notícia
Encontro de Narrativas para Infância começa a partir do dia 2 em Sobral e Fortaleza
Por : Redação CN7
26/09/17 18:03

O Encontro de Narrativas para a Infância será realizado em Fortaleza e Sobral a partir da próxima segunda-feira (2), com a programação composta por palestras e oficinas sobre as convergências entre a arte contemporânea e o brincar, destacando as semelhanças dos processos criativos do artista e da criança e o papel do educador neste contexto. O evento faz parte da 7ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) e as atividades serão gratuitas e destinadas a educadores e artistas.

Em Fortaleza, as palestras e oficinas visam a qualificar a equipe do Programa Brincando e Pintando do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em Sobral, as palestras serão voltadas para educadores da rede de educação básica municipal. No entanto, todas as atividades também são abertas ao público mediante prévia inscrição.

TIC

Desde 2013, o TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará realiza o Encontro de Narrativas para a Infância, um espaço de reflexão e discussão sobre os diferentes aspectos da Cultura Infância, perpassando por sua extensão antropológica, social, produtiva, econômica, simbólica e estética. São realizadas oficinas e palestras contemplando diferentes manifestações artísticas e culturais. A proposta é refletir sobre a relação entre cultura e infância diante da contemporaneidade e reunir diferentes referências e perspectivas em torno da criação, produção e distribuição de conteúdo cultural.

Nas duas cidades serão proferidas as seguintes palestras:

“Mediação nos processos criativos e lúdicos” com Adriana Klisys (PA) – A palestra refletirá acerca da mediação nos processos criativos e lúdicos. Partirá do princípio que a criatividade não é algo que se ensina. Será destacado papel do educador no desenvolvimento artístico da criança e também qual é o seu limite. O brincar será reforçado no processo de mediação em artes.

“Arte Contemporânea e a Poética das crianças pequenas”, com Denise Nalini (SP) – O intuito é refletir sobre a interface entre a arte contemporânea e as crianças pequenas. A palestra destacará as interseções entre a poética da criança pequena e os modos de fazer arte contemporânea, constatando similaridades de temáticas e de procedimentos.

“Brinquedo, brincadeira e Arte Contemporânea”, com Simone Barreto (CE) – O intuito é refletir sobre processos artísticos da arte contemporânea na infância. A palestra destacará as possibilidades de pensarmos a criação de brincadeiras, brinquedos e experimentações artísticas por meio de performances, pinturas de ação, fotografias e instalações contemporâneas.

Em Fortaleza Adriana Klisys (PA) e Denise Nalini (SP) ministram, respectivamente, as oficinas “A imaginação que brinca” e “Brincar com Arte Contemporânea”, onde aprofundam assuntos abordados em suas palestras e trazem outras

Programação em Sobral

Palestras
Dia 02/10 (segunda-feira)
Local: a definir

13h30 – Palestra “Mediação nos processos criativos e lúdicos” com Adriana Klisys (PA)
14h00 – Palestra “Arte Contemporânea e a Poética das crianças pequenas”, com Denise Nalini (SP)
14h30 – Palestra “Brinquedo, brincadeira e Arte Contemporânea”, com Simone Barreto (CE)
15h00 – Debate com os palestrantes.

Programação em Fortaleza

Palestras
Dia 03/10 (terça-feira)
Local: Porto Iracema das Artes

16h – Palestra “Mediação nos processos criativos e lúdicos” com Adriana Klisys (PA)
16h30 – Palestra “Arte Contemporânea e a Poética das crianças pequenas”, com Denise Nalini (SP)
17h – Palestra “Brinquedo, brincadeira e Arte Contemporânea”, com Simone Barreto (CE)
17h30 – Debate com os palestrantes.

Oficinas
De 4 a 7/10 (quarta a sábado)
Local: Porto Iracema das Artes

8h30 às 12h30 – Oficina “A imaginação que brinca” com Adriana Klisys (PA) – 16h/a
Nesta oficina acontecem vivências estéticas, criativas e culturais permeadas de um toque sutil de brincadeira, onde os participantes terão a oportunidade de recordar o lado inventivo da infância. Será explorado um terreno fértil para a brincadeira e a arte se manifestarem em sua total potência. Os alunos vão apreciar e interagir com artistas que têm uma forte conexão com os aspectos lúdicos em suas obras.

14h às 18h – Oficina “Brincar com Arte Contemporânea” com Denise Nalini (SP) – 16h/a
Oferecer aos educadores oportunidades de conhecer a Arte Contemporânea, pode contribuir para reflexões sobre sua prática cotidiana e ampliar significativamente os campos de experimentação com as crianças. Nessa oficina, será percorrido um caminho que passo por propostas sensoriais e os modos de fazer da arte contemporânea.

Inscrições

Link para inscrição das Palestras em Sobral: https://goo.gl/forms/y9wy2vZa1jBn3Px82

Link para inscrição das Palestras em Fortaleza: https://goo.gl/forms/dhBaYccKe5tkfmgN2

Link para inscrição da oficina “A imaginação que brinca” com Adriana Klisys (PA):

https://goo.gl/forms/l9tEnwxWanVNj4413

Link para inscrição da oficina “Brincar com Arte Contemporânea” com Denise Nalini (SP):

https://goo.gl/forms/2uMrX8njoFIZyJSx1

LINKS PATROCINADOS