Em carta, professor da UFC lamenta homenagem feita por Cândido Albuquerque

Cândido Albuquerque

17/10/19 19:05

O médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Sulivan Mota, enviou uma carta endereçada ao reitor da instituição, Cândido Albuquerque, lamentando uma homenagem realizada. No texto, Sulivan, que é genro do médico Walter Cantídio, fala sobre a não menção do nome na homenagem. Além disso, cobra a manifestação da Reitoria da UFC e da Secretária de Saúde do Ceará.

Confira o texto na íntegra:

Senhor Reitor da Universidade Federal do Ceará,

Muito embora, não lhe conhecendo suficientemente, não consigo acreditar no que está sendo divulgado no blog do jornalista Roberto Moreira. Meu telefone não tem parado desde ontem com pessoas indagando sobre a veracidade dessa notícia. Conheço o Cabeto e pelo seu caráter acho impossível ele concordar com uma homenagem ao seu pai com consequente anulação de outro grande homem.

Dr. Paulo Marcelo foi um dos maiores médicos que o Ceará teve, mas jamais justifica deletar o nome do Professor Walter Cantídio, fundador do Hospital de Maracanaú, do Leprosário Antônio Diogo, do primeiro posto de saúde do Ceará, um dos fundadores do Instituto do Câncer, da  Faculdade de Medicina, Reitor da UFC e Presidente, por dois mandatos, do Conselho de Reitores do Brasil. O Hospital Universitário jamais foi um leprosário, e isso não o faria menor, ele foi criado, sendo o Professor Walter Cantídio um dos maiores idealizadores, inicialmente como hospital de Doenças Infectocontagiosas, antecedendo a criação do Hospital São José.

O Professor Walter Cantídio foi Secretário da Saúde e da Educação do Nosso Estado. As comendas, medalhas e honrarias destinadas ao Professor Walter Cantídio, em nível estadual, federal e internacional, se somam em grande monta, honrando nosso Estado e em particular nossa Faculdade de Medicina. O Hospital Universitário da UFC é sinônimo de Walter Cantídio, queiramos ou não, fazendo parte da história da medicina do Ceará.

O poder passa (rápido), mas a história é permanente.

Na minha compreensão vejo a necessidade de manifestação oficial da Reitoria e da Secretaria da Saúde do Estado.

Atenciosamente,

Sulivan Mota
Professor da UFC e genro do Professor Walter Cantídio

LINKS PATROCINADOS