Mais de 30 municípios cearenses registram chuvas acima dos 100 milímetros - Cn7 - Sem medo da notícia
970 X 120 PX copy
SS-19824---BANNERS-CAMP-EDUCAR-SESC---970X120
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Mais de 30 municípios cearenses registram chuvas acima dos 100 milímetros

As maiores precipitações ocorreram na região norte do estado

(Foto: Marciel Bezerra/Funceme)

15/01/2025 10:15

A quadra chuvosa de 2025 no Ceará ainda não chegou, mas as precipitações da primeira quinzena do ano, foram suficientes para encher reservatórios e transformar a paisagem, antes acinzentada do interior do estado. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o período chuvoso ocorre entre os meses de fevereiro e maio, A própria Funceme só deve divulgar a previsão de chuvas para o semestre, no dia 21 de janeiro. Contudo, apenas nas últimas 24 horas, o órgão registrou precipitações acima de 100 milímetros, em pelo menos 30 municípios entre às 7h da manhã da terça-feira (14) e Às 7h da manhã desta quarta (15). 41 pluviômetros instalados em 34 municípios apontaram registros acima dos 100 mm.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

No interior do estado, o município de Pacujá, na região da Ibiapaba, registrou 230 milímetros. Na sequência aparecem: Acaraú (192 mm), Graça (182 mm), Tauá (180 mm) Acaraú (Posto: LAGOA DO CARNEIRO 167.1) mm e Viçosa do Ceará (165 mm). Fortaleza registrou 132 milímetros no período. O acumulado é o maior registrado na cidade desde o dia 11 de fevereiro de 2024, que registrou cerca de 215 milímetros.

Se no interior o quadra invernosa é recebida com entusiasmo, o mesmo não pode ser dito na capital do estado. As fortes chuvas que atingiram Fortaleza nas últimas horas causaram pontos de alagamento em várias regiões da cidade. Quedas no fornecimento de energia elétrica também ocorrem com frequência a aviação comercial também é prejudicada no período com o desvio de voos que chegam ao aeroporto Pinto Martins causando transtornos também aos passageiros.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Outro problema comum em todo o estado no período é o risco de descarga elétrica. A Enel Distribuição Ceará alerta para o perigo eminente das descargas atmosféricas quem vem acompanhadas pela chuva. As regiões Norte, Atlântico e Metropolitana são as mais afetadas. A companhia reforçou o número de equipes em campo para realizar os reparos necessários e normalizar o serviço o mais rapidamente possível. O sistema de monitoramento da distribuidora, registrou, só em 2025, cerca de 12 mil raios em todo o estado. Granja, Lavras da Mangabeira e Mauriti são os municípios com o maior registro. A região Norte foi a mais atingida, com 4.617 descargas atmosféricas.

Granja janeiro branco

LINKS PATROCINADOS