Wagner lança programa em Maracanaú que vai ofertar óculos para alunos do município

A ação será dividida em três fases

(Foto: reprodução)

16/11/23 19:24

A Prefeitura de Maracanaú, por meio de uma parceria entre as secretarias Municipais de Saúde e Educação, e o Instituto de Gerenciamento Médico (IGM), o Programa Ver e Ler. O objetivo é desenvolver estratégias de inclusão escolar de crianças, adolescentes e adultos, por meio da saúde visual, com ações inclusivas escolares, ações preventivas de saúde ocular para alunos da rede pública de ensino.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

“Nosso programa visa melhorar a qualidade de vida dos nossos alunos e também o rendimento escolar. Nós sabemos que uma criança que não enxerga bem, não consegue render bem nas suas atividades. Com o Ver e Ler, nossos alunos terão acesso a exames oftalmológicos, óculos de grau para quem necessitar, além de cirurgias de correção em casos mais graves”, explica Wagner, secretário de saúde de Maracanaú.

A ação será dividida em três fases, sendo elas a triagem de 100% dos alunos do 1º ao 6º ano (inicialmente) da rede municipal, exame oftalmológico dos alunos que passaram para a 2ª fase, e entrega dos óculos para os estudantes que foram identificados com necessidades de uso de lentes corretivas.

“Quantas famílias não tem condições nem de se deslocar até uma unidade de saúde, quanto mais para comprar um óculos, esse programa vem para fazer diferença na vida de muitas famílias. Vale destacar que a empresa que vai fornecer os óculos de graus é a quarta maior do país, então, nossos óculos terão qualidade garantida”, ressalta o secretário.

Para as consultas e realização de exames, será disponibilizado o Consultório Móvel Oftalmológico nas escolas, juntamente com uma equipe capacitada e especializada composta por médicos oftalmologistas, auxiliares de exames em oftalmologia e analistas técnicos de ótica. Além disso, será disponibilizada uma Ótica Móvel para escolha das armações pelos alunos.

Os óculos prescritos e escolhidos pelos estudantes serão entregues posteriormente. Essa etapa marca o importante momento em que os mesmos recebem os recursos visuais essenciais para melhorar sua visão, contribuindo significativamente para a melhora no rendimento escolar.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Estiveram ainda presentes no lançamento do projeto o prefeito da cidade, Roberto Pessoa (União Brasil), a deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil), o deputado estadual Firmo Camurça (União Brasil), o vice-prefeito Neton Lacerda, o secretário de educação, George Valentim, além de lideranças locais e toda a comunidade escolar.

Confira fotos:

LINKS PATROCINADOS