sete dias sem medo da notícia
Alerta
Variante indiana da Covid-19 pode se tornar dominante em todo o mundo
Caso suspeito da cepa indiana no Ceará foi descartada
Por : Redação CN7
18/06/21 18:47

A variante do coronavírus, originária na Índia, pode se tornar predominante em todo o mundo. Foi o que alertou nesta sexta-feira (18), a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan. “A variante delta está prestes a se tornar a variante dominante global por causa de sua maior transmissibilidade”, explicou.

Apesar da maior taxa de transmissibilidade e da consequente possibilidade de se tornar predominante em todo o mundo, não significa que as vacinas contra a Covid-19 que estão sendo aplicadas não tenham eficácia contra essa variação. O Reino Unido, por exemplo, assegurou que as doses aplicadas conferem proteção. “É importante que as pessoas recebam ambas as doses da vacina contra a Covid-19, porque dados nos mostram que ela pode proteger efetivamente contra a variante delta”, assegurou o ministro Matt Hancock.

Variante indiana no Brasil

A variante delta também chegou ao Brasil. Oito casos foram confirmados no país. As primeiras confirmações aconteceram no dia 20 de maio em seis pessoas que chegaram ao Maranhão a bordo do navio indiano MV Shandong da Zhi. Um dos suspeitos de estar infectado com a cepa chegou a ser levado de helicóptero a um hospital. Os outros dois casos foram registrados em Juiz de Fora, Minas Gerais, e outro em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Havia um caso suspeito no Ceará. Porém, após testes realizados, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) descartou a infecção do paciente com a cepa indiana.

O que é uma variante?

A variante é o resultado de uma série de modificações genéticas que o vírus sofre durante o processo de replicação. Um único vírus pode ter diversas variantes. O que vai medir o número de variantes é a quantidade de vezes que ele circula. Ou seja, quanto mais circula, maior é a probabilidade de ocorrência de modificações no seu material genético.

LINKS PATROCINADOS