Um dos chefes mais procurados do CV do Ceará foge de presídio na Bolívia
Eles estavam presos em La Paz, na Bolívia
(Foto: reprodução/redes sociais)
17/12/2025 13:01
Dois detentos fugiram do presídio de Chonchocoro, no departamento de La Paz, na Bolívia, na madrugada desta quarta-feira (17). Entre eles está Jangledson de Oliveira, conhecido como "Nem da Gerusa", apontado como um dos principais líderes do Comando Vermelho (CV) no Ceará e, até recentemente, o criminoso mais procurado pela polícia cearense.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A fuga também envolveu Oscar Junio Terra Dias de Floriano, condenado por homicídio no Ceará. As circunstâncias exatas da evasão ainda estão sendo apuradas pelas autoridades bolivianas, que não divulgaram detalhes oficiais sobre como os dois deixaram a unidade prisional.
"Nem da Gerusa" havia sido preso no último dia 13 de novembro, em uma operação da Polícia Civil do Ceará (PCCE) com apoio da polícia da Bolívia. Apesar do interesse das autoridades cearenses em transferi-lo para o sistema penitenciário do Estado, ele permaneceu preso no país vizinho. Durante o período em que esteve preso, passou a ser investigado também por um homicídio de um policial boliviano.
Segundo a Polícia Civil, Jangledson é suspeito de ordenar assassinatos em municípios como Aquiraz, Eusébio, Maracanaú e Itarema. Entre os crimes atribuídos a ele estão o assassinato do próprio sogro, um bombeiro militar, em Maracanaú, em 2017, e a execução de um casal em Aquiraz, em 2020, crime que teria ocorrido por determinação do chamado "Tribunal do Crime". Ele também possui antecedentes por roubo e crimes de trânsito.
O outro fugitivo, Oscar Junio Terra Dias de Floriano, é natural de Goiás, mas tem condenação no Ceará. Em março de 2010, ele foi sentenciado a 18 anos de prisão pelo assassinato de um turista português e pela tentativa de homicídio contra uma mulher brasileira, crime ocorrido em 1º de novembro de 2004, nas proximidades do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A dupla possui histórico de fugas do sistema prisional. Jangledson escapou de um presídio em Potengi, no Rio Grande do Norte, em 2015. Oscar fugiu de uma unidade prisional no Ceará, em 2014, e voltou a escapar da custódia boliviana em 2019, antes de ser recapturado.