Tragédia do óleo completa 100 dias e governo realiza reunião com cientistas

Grupo de trabalho formado no Ceará apresenta balanço positivo das ações

08/12/19 8:51

O derratamento de óleo que atingiu o litoral do Nordeste chega nesse domingo (08) aos 100 dias. Para discutir ações para combater a tragédia ambiental, cerca de cem pesquisadores participam desde sexta-feira (6) de reunião promovida pelo Governo Federal.

Segundo O Globo, os pesquisadores foram divididos em sete grupos de trabalho, que abrigarão questões como sensoriamento remoto, impacto socioeconômico e conservação dos mangues atingidos pelo óleo. Os cientistas definirão quais serão os temas prioritários.

O encontro foi realizado na Escola de Guerra Naval, na Urca , Zona Sul do Rio. O deslocamento dos cientistas que não moram na cidade foi pago pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação ( GAA ), composto por Marinha , Ibama e Agência Nacional do Petróleo ( ANP ).

Ações no Ceará

Segundo mais recente balanço divulgado pelo Governo do Estado, monitoramentos diários realizados pela Marinha, SEMA, SEMACE e IBAMA apontam o não surgimento do petróleo visível a olho nu na grande maioria das áreas de praia e manguezais do litoral cearense.

As ações de vistoria e limpeza se dividem em três fases: a primeira fase com ações reativas e emergenciais de limpeza, naquelas localidades recém-atingidas (inicial ou recorrente) e atendimento aos animais oleados; a segunda fase, a de sistematização da vistoria de acompanhamento e limpeza de praias e uma terceira fase, de vistoria, de acompanhamento e limpeza de óleo residual.

LINKS PATROCINADOS