Sete dias da semana sem medo da notícia

Teatro de bonecos se transforma em instrumento pedagógico para educação criativa
Projeto Escola de Mamulengo realiza seminário no Campus do Itaperi da UECE
02/11 7:49

Bonequeiro é aquele que domina a arte de “dar vida” a seres inanimados. Mamulengo é uma espécie de teatro de bonecos, que revela de modo singular a rica expressividade do dia a dia do povo nordestino. Um teatro feito no improviso, do repente, que ganha existência nos palcos por meio da movimentação das mãos do ator que manipula, narra histórias e transcende a realidade.

Mas, além da magia e da sedução que essa arte ancestral provoca, o teatro de bonecos pode ser também um poderoso instrumento nas mãos de um bom educador. Em Fortaleza, no bairro Serrinha, o Grupo Formosura de Teatro investe no Mamulengo como proposta pedagógica para atrair alunos das escolas públicas.

Desde o início do ano, crianças e jovens têm acesso a diversas atividades formativas, que vão desde a confecção de bonecos até a leitura crítica, criação de pequenos textos, encenação, processo de montagem, apresentações de espetáculos e aulas de capoeira. As atividades fazem parte do projeto Escola de Mamulengo, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE).

Agora, em uma nova etapa, de acordo com Graça Freitas, diretora do Grupo Formosura e coordenadora geral da Escola de Mamulengo, o projeto busca analisar o teatro de animação como um diferencial enquanto recurso pedagógico junto aos próprios educadores. “Cada vez mais, o educador necessita se apropriar de novas ferramentas na busca de ser não somente um bom mediador de conhecimento, mas também um profissional expressivo e criativo”, explica.

Neste sentido, o grupo realiza o I Seminário da Escola de Mamulengo com o tema “Teatro de bonecos e educação: a autonomia criativa em cena”, durante a programação da XXVIII Semana de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus do Itaperi, de 07 a 09 de novembro. As inscrições podem ser feitas por meio do site oficial (https://goo.gl/Aybkap) ou durante o evento, e o participante deve contribuir com a doação de um livro infantil.

Roteiro do Seminário

Todos os dias, a programação começa a partir das 8h com apresentações culturais ou cortejo de bonecos gigantes. Até às 17h, os participantes têm a oportunidade de conferir palestras, minicursos de teatro e rodas de conversas com grandes nomes da cena cultural cearense, como o poeta, jornalista, teatrólogo e sociólogo, Oswald Barroso, o artista Augusto Bonequeiro, entre outros.

SERVIÇO: I Seminário Escola de Mamulengo, do Grupo Formosura de Teatro. Inscrições feitas no site oficial (https://goo.gl/Aybkap) ou durante o evento. Dias 07, 08 e 09/11 – 08h às 17hs – no Campus do Itaperi (UECE).



*Publicidade

Publicidade


Leia Também

Links Patrocinados