STF reconhece inocência de ex-prefeito de Cascavel e arquiva definitivamente investigações

Não foram identificadas provas que sustentassem as acusações

Ministro Luís Roberto Barroso preside Sessão Plenária realizada em 20 de junho de 2024. (Foto: Andressa Anholete/STF)

Ministro Luís Roberto Barroso preside Sessão Plenária realizada em 20 de junho de 2024. (Foto: Andressa Anholete/STF)

24/10/2025 15:01

O ex-prefeito de Cascavel, Tiago Lutiani, teve sua inocência reconhecida pela Justiça após o encerramento definitivo, em setembro de 2025, das investigações conduzidas pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) sobre supostos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitações. O caso teve origem em maio de 2024, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão em operação policial autorizada à época.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Em outubro de 2024, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a nulidade integral de todas as diligências realizadas, por entender que as investigações foram conduzidas sem a devida autorização e supervisão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), requisito legal para processos envolvendo autoridades com foro. A decisão determinou a imediata devolução dos bens apreendidos.

Com base no entendimento do STF e na manifestação do Ministério Público (MPCE), o processo foi definitivamente arquivado em setembro de 2025. A desembargadora Joriza Magalhães Pinheiro, ao assinar a decisão que extinguiu a ação cautelar, destacou a nulidade dos elementos probatórios obtidos de forma irregular e ordenou o retorno de todos os bens aos proprietários.

"Hei por bem extinguir a presente Cautelar Inominada Criminal, em virtude da declaração de nulidade das diligências investigativas promovidas sem autorização e supervisão do TJCE, bem como dos elementos probatórios correspondentes. Determino, assim, a restituição dos respectivos bens apreendidos aos devidos proprietários", diz trecho do documento.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Com o arquivamento, fica formalmente reconhecido que não foram identificadas provas que sustentassem as acusações.

Confira documentos:

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS