Roberto Cláudio recebe ministro para debater investimento de R$94 milhões na Cultura

07/08/17 21:24

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), recebeu, nesta segunda-feira (7), o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, para debater estratégias voltadas à cultura a partir do investimento anunciado de R$ 94 milhões para produtoras e programadoras de conteúdo para televisão.

A verba, liberada pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) por meio do Fundo Setorial Audiovisual, é destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e visa à descentralização de investimentos e de políticas culturais públicas no País, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Lei 11.473/2006, que prevê a destinação de 30% do capital do Fundo.

“Nesse contexto de crise econômica, a cultura constitui uma fonte de desenvolvimento. É um antídoto contra a crise. Investimentos em cultura geram um retorno muito grande para as cidades, para os estados e, portanto, para a União. Então, nós defendemos uma retomada desses investimentos para que o poder público dê a sua contribuição para o País, como um todo, virar a página da crise econômica”, afirmou o ministro.

O prefeito Roberto Cláudio abordou as iniciativas que devem ser adotadas para ampliar o acesso da população ao cinema local. “Há a ideia de criarmos salas de cinema públicas em terminais de ônibus. Deveremos construir uma parceria entre o Município, o Governo do Estado, buscando o apoio da Ancine, para que possamos viabilizar essa ideia e garantir maior acessibilidade a políticas de audiovisual à população mais carente da nossa Capital”, esclareceu.

Também participaram do encontro o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúna, o secretário da Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima, e a presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Débora Ivanov.

LINKS PATROCINADOS