Reitor da UFC confessa ter cometido plágio em tese de doutorado

Cândido Albuquerque foi escolhido por Bolsonaro mesmo tendo perdido as eleições

Cândido Albuquerque

25/03/21 12:52

O reitor da UFC, Cândido Albuquerque, admitiu ao jornal Brasil de Fato que copiou sem dar crédito trabalho acadêmico de terceiro — ou seja, fez plágio em tese de doutorado.

Como informa a matéria do jornal, “em determinados momentos os parágrafos são copiados na íntegra, e em outros momentos, são feitas pequenas alterações, mas todos sem menção ao trabalho original, seja em nota de rodapé ou nas referências bibliográficas, deixando de cumprir, assim, regras básicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”.

Ao Brasil de Fato, o reitor alega que “ambos os trabalhos fazem parte da produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, debruçam-se sobre questões do mesmo período e personagens históricos com abordagens diversas e, de fato, constatou-se a ausência de referenciação bibliográfica adequada”.

Em tempo

À publicação, o “reitor acrescenta ainda que o orientador da professora Gabrielle Bessa, o professor Rui Martinho Rodrigues, forneceu material teórico e histórico para ajudar no embasamento da sua tese, integrando inclusive a sua banca examinadora”.

Cândido ainda disse que “a biblioteca universitária da UFC já foi acionada e, com a anuência de todas as partes, será feita referência adequada ao trabalho da professora Gabrielle Bessa”.

LINKS PATROCINADOS