Quatro parlamentares cearenses assinam pedido de abertura de CPMI do Banco Master
Investigação federal avança com nova fase da PF
14/01/2026 8:47
Quatro parlamentares do Ceará estão entre os 205 congressistas que assinaram o pedido de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que visa investigar fatos relacionados ao Banco Master, instituição financeira alvo de apurações por supostas irregularidades financeiras e negociações questionadas no Congresso Nacional.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Confira os cearenses
- Matheus Noronha (PL-CE)
- Danilo Forte (União Brasil-CE)
- Célio Studart (PSD-CE)
- Senador Eduardo Girão (Novo-CE)
O requerimento para instalação da CPMI foi protocolado pelo deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) e reuniu 205 assinaturas, número que supera o mínimo exigido pela Constituição para o início dos trabalhos legislativos.
Master na mira
Na manhã desta quarta-feira (14), a Polícia Federal (PF) deflagrou a segunda etapa da Operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master e seu controlador, Daniel Vorcaro.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A ação policial cumpre 42 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Vorcaro e a familiares dele em diversos estados, incluindo São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Também há medidas de sequestro e bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 5,7 bilhões, autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Essa fase da investigação apura supostos crimes como organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de capitais — acusações que aprofundam os questionamentos sobre a conduta da direção do banco diante de operações financeiras complexas e de alto impacto.
Vorcaro já havia sido preso em novembro de 2025 na primeira fase da Operação Compliance Zero, que também visou combater a emissão de títulos de crédito falsos no sistema financeiro.