Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

PT faz convocação para lançamento da candidatura de Fernando Santana

Coluna Rebate

13/03/24 10:34

O PT do Cariri marcou um encontro regional para apresentar os candidatos petistas às prefeituras da região. O deputado José Guimarães declarou que está convocando o deputado Fernando Santana e, no dia 23 de março, será o seu lançamento a prefeito de Juazeiro do Norte. Essa informação sobre a convocação de Fernando Santana foi dada pelo deputado federal José Guimarães, em coletiva de imprensa no Crato, no sábado (09). Guimarães deixou claro que nenhum outro nome, fora Fernando, é capaz de vencer a eleição contra o prefeito Glêdson Bezerra, por conseguir unir a base do governador Elmano de Freitas ao seu redor. Sobre o assunto, Fernando Santana ainda não se pronunciou, apesar de ter intensificado as conversas com aliados para reforçar a união da base. Entre as preocupações de Fernando Santana estão o PT juazeirense: terá uma atenção especial. A candidatura de Fernando Santana está na dependência da decisão final do ministro da Educação, Camilo Santana. Caberá a Camilo a palavra final sobre Fernando Santana ser quem desafiará e tentará impedir à reeleição do prefeito Glêdson Bezerra.

Glêdson se reúne com Tasso Jereissati e Ciro

O prefeito Glêdson Bezerra continua dividido sobre deixar o Podemos e aceitar o convite para se filiar ao PSDB, juntamente com Ciro Gomes. Na quinta passada (07), Glêdson esteve em Fortaleza, onde se reuniu com Tasso Jereissati e o presidente estadual tucano, Elcio Batista. Na mesma data, conversou com Ciro. Tasso indagou de Glêdson qual seu futuro partidário, e os riscos de permanecer no Podemos e ser traído pelo presidente no Ceará, prefeito Bismark Maia. Glêdson sabe das ameaças do Podemos cearense tentar barrar a sua candidatura à reeleição, pois sabe dos laços de amizade do senador Cid Gomes com o ministro Camilo. E é Cid Gomes quem, de fato, manda no Podemos cearense. O prefeito Glêdson confia no compromisso firmado pela presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu, que o assegurou não haver nenhuma chance dele não ter o partido para concorrer a um novo mandato. Mesmo ressaltando a palavra da presidente Renata Abreu, tanto Tasso quanto Ciro, disseram a Glêdson que será enorme a pressão junto a Cid Gomes para tirar o partido dele. E que era mais seguro, filiá-lo, onde não há nenhum risco eleitoral. Tanto o PSDB, quanto o PDT, como também o União Brasil, estarão na coligação do prefeito Glêdson. A novidade, agora, é a presença do PP. Glêdson junto com o 1º suplente, Tarso Magno, se reuniram com o presidente de honra, Zezinho Albuquerque, e estão adiantadas as negociações para o PP apoiar à reeleição do prefeito de Juazeiro do Norte. Seria mais uma vitória de Glêdson na formação do seu palanque, para evitar o cerco partidário que tentaram montar contra a sua candidatura.

Vereador de Juazeiro cobra verbas de Carmelo Neto

As redes sociais têm sido palco de um bate-boca entre o vereador juazeirense Marcio Joias e o deputado estadual Carmelo Neto. Ao ser atacado pelo vereador, que o qualifica de mentiroso e “babão de genocida”, Carmelo reagiu, apresentando protocolos sobre as emendas destinadas para a UPA Lagoa Seca, Hospital Regional do Cariri e Policlínica de Barbalha. Não satisfeito com as explicações de Carmelo Neto, Márcio retrucou para desmentir o deputado. Foi à UPA e à Policlínica, onde sustentou ter recebido a informação das direções, que o dinheiro das emendas não chegou nas contas. O vereador só esqueceu de esclarecer que as emendas estão protocoladas, não estão depositados os recursos orçamentários, segundo o deputado. Outro detalhe, o dinheiro de equipamentos como a UPA não tem conta. A gestão é da Prefeitura. A crise entre os dois, Márcio Joias e Carmelo Neto, deve parar na Justiça. Márcio deve sofrer processo por injúria e difamação. Já Carmelo será acionado por informação falsa. A confusão promete novos capítulos.

Yury e Tarso Magno brigam por paternidade de obra

Depois de anunciar, de forma antecipada, a destinação de R$1,5 milhão para a construção de Espaço Esportivo Comunitário para Juazeiro do Norte, o ex-vereador Tarso Magno acabou atropelado pelo deputado federal Yury do Paredão (MDB). O deputado esperou o momento certo e refez o anúncio ao lado do ministro do Esporte, André Fufuca, que destina o dinheiro. Yury garante que a articulação é sua, enquanto Tarso não abre mão da autoria da solicitação. Fufuca é do PP de Tarso. O mesmo equipamento será implantado em Crato, mas sem conflito sobre a verdadeira autoria da solicitação. O diretor da Adece, Rafael Branco, é o único autor do pedido. Rafael declarou ser grato ao deputado federal AJ Albuquerque, pela articulação junto ao ministro Fufuca.

Investigação na Seduc atrapalha Eliana Estrela

Uma operação do Ministério Público do Estado com a Polícia Civil prendeu uma e investiga outra servidora da Secretaria de Educação do Ceará, por participação em corrupção ativa. Com outras duas pessoas, as servidoras são acusadas de integrarem um esquema de fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As duas servidoras integram o setor financeiro da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede1). A crise ainda não chegou e nem chegará à secretária Eliana Estrela, que garantiu, em nota, uma apuração interna, e que está à disposição das autoridades para ajudar na investigação. Sua administração é considerada austera e séria, tanto pelo ministro da Educação, Camilo Santana, quanto pelo governador Elmano de Freitas. Contudo, essa operação com prisões, na educação do Ceará, fragiliza a gestão da secretária, apesar de ser preciso reafirmar que contra Eliana Estrela não há nada que a desabone. Tanto que deve continuar na Educação.

Operação policial não muda planos de Eliana Estrela

A operação policial contra a Educação no Ceará teve como alvos duas servidoras da Crede1, cuja sede está em Maracanaú e envolve importantes municípios da região metropolitana de Fortaleza. Uma delas, de 62 anos, teve o mandado de prisão preventiva cumprido, mas a outra, de 70 anos, continua foragida, conforme a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Sobre esses mandatos de prisões – um cumprido e outro a ser – a Seduc liberou uma nota para explicar o ocorrido: “A pasta coloca-se à disposição das autoridades competentes para fornecer todas as informações necessárias”. Essa operação não mudou os planos políticos da secretária Eliana Estrela. Está ciente de sua inocência. Eliana se filiou ao PT do Crato e reafirmou sua pré-candidatura a prefeita. Durante o evento petista no sábado, em Crato, esse assunto passou despercebido. Mas, na base petista, quem não quer Eliana candidata, já há quem defenda a sua desistência. Eliana garante que continuará. Na disputa para ser a candidata.

LINKS PATROCINADOS