Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, determina arquivamento da PEC da Blindagem - CN7

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, determina arquivamento da PEC da Blindagem

Mais cedo, a CCJ havia rejeitado a proposta por unanimidade

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, determina arquivamento da PEC da Blindagem

(Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

24/09/2025 19:48

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), determinou, na noite desta quarta-feira (24), o arquivamento da PEC da Blindagem. Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) havia rejeitado a proposta, por unanimidade. Por isso, como a CCJ considerou a PEC inconstitucional, o parlamentar informou que o Plenário não precisa votá-la e mandou arquivar a matéria definitivamente.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

"Não há o que esclarecer. Assim, tendo em vista que a CCJ aprovou, de forma unânime, parecer concluindo pela inconstitucionalidade da PEC e no mérito pela sua rejeição. Esta Presidência determina seu arquivamento, sem deliberação de plenário", informou.

Davi elogiou o desempenho do presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), e do relator da proposta, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que também comemorou a rejeição unânime na comissão.

Siga o canal do CN7 no Telegram

A proposição mudaria a Constituição para que os membros do Congresso não fossem processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa (Câmara ou Senado). Além disso, o texto estabelecia que a deliberação sobre a licença seria por voto secreto da maioria absoluta dos membros da Casa respectiva, devendo ocorrer em até 90 dias do recebimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).

A PEC foi aprovada em 17 de setembro pela Câmara dos Deputados.

Com informações da Agência Senado.

Publicidade
Publicidade

LINKS PATROCINADOS