Presidente do Peru é destituído do poder após tentar dissolver o Parlamento
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Presidente do Peru é destituído do poder após tentar dissolver o Parlamento

A vice foi convocada pelo Congresso para assumir a presidência do país

Pedro Castillo, presidente do Peru. (Foto: reprodução/vídeo)

07/12/2022 16:51

O presidente do Peru, Pedro Castillo, foi destituído do poder após tentar dissolver o Parlamento do país. A decisão foi tomada após votação realizada pelo Congresso, nesta quarta-feira (7). A vice-presidente, Dina Boluarte, foi convocada pelo Congresso para assumir a presidência do Peru. Ela será empossada às 17 horas (horário de Brasília). As informações são do jornal local "El Comercio".

Pedro Castillo anunciou, em pronunciamento realizado nesta quarta-feira, estado de exceção e toque de recolher em todo o país que começaria a partir das 22 horas. Após o pronunciamento do presidente, o Congresso fez uma sessão de emergência e decidiu destituir Castillo por "permanente incapacidade moral".

A decisão recebeu 101 votos a favor, 6 contra e 10 abstenções.

Em tempo

O presidente Pedro Castillo foi preso. O chefe do Executivo peruano saiu do Palácio de Governo e foi levado à sede da prefeitura de Lima, capital do país. Além dele, estavam a mulher, Lilia Paredes, os filhos e a cunhada. Eles foram detidos no momento em que estavam retirando seus pertences e colocando em sacolas.

Confira o pronunciamento de Pedro Castillo:

LINKS PATROCINADOS