Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Prefeito Sarto anuncia reforço de armas de fogo para GMF durante posse de novos agentes

Atualmente, a GMF conta com 800 agentes que possuem porte de arma de fogo

(Foto: Yuri Allen/Prefeitura de Fortaleza)

30/05/2024 9:12

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou na noite desta quarta-feira (29), a implantação do programa Mais Segurança. A medida prevê a aquisição de novos equipamentos, armamento para os guardas, além de reforço nas ações de videomonitoramento e de patrulha. A informação foi revelada durante solenidade de posse de 219 agentes aprovados no concurso da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

“Depois de pensar, estudar e planejar cuidadosamente, eu tomei uma decisão. E eu aproveito esse momento aqui tão importante, quando 219 cidadãos e cidadãs de Fortaleza se transformam em guardiões do povo, para comunicá-la: nós vamos capacitar e armar a Guarda Municipal da nossa cidade. Estamos iniciando imediatamente o treinamento de 800 guardas para o uso de arma de fogo”, declarou.

Atualmente, a Guarda Municipal conta com 800 agentes que possuem porte de arma de fogo e estão aptos a atuar com esse tipo de equipamento. Ainda de acordo com o prefeito, o Fortaleza está em processo de aquisição para 400 novas armas. Também estão sendo incorporadas 99 novas viaturas e 57 motocicletas.

Por meio do programa Mais Segurança, a Guarda Municipal irá realizar blitze no transporte público e aprimorar o sistema de videomonitoramento, que, atualmente, dispõe de 7 mil câmeras em diferentes pontos da cidade. Sarto enfatizou ainda que o Paço Municipal inaugurou, só neste mês de maio, a nova sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro Benfica.

Concurso da Guarda

O Concurso da Guarda Municipal ofertou, ao todo, 1.000 vagas, distribuídas da seguinte forma: 750 para ampla concorrência, 50 para pessoas com deficiência e 200 para pessoas negras e pardas. A remuneração é de R$ 3.152,78 para jornada de trabalho de 40 horas semanais, havendo ainda auxílio-alimentação e vantagens inerentes por desempenho da função.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

A solenidade desta quarta-feira empossou a primeira turma de aprovados. Entre os 219 que tomaram posse, 160 concorreram na ampla concorrência, mais de 40 como pessoas pretas ou pardas e mais 12 pessoas com deficiência. No último dia 15 de maio, a turma assinou o Termo de Posse na sede da Sesec após os candidatos serem aprovados pela Perícia Médica do Instituto de Previdência do Município.

Assista a solenidade completa:

LINKS PATROCINADOS