Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Sarto anuncia demolição do Edifício São Pedro por risco de desmoronamento

Prédio foi instalado em 1951 e chegou a ser um dos mais famosos de Fortaleza

(Foto: José Wagner/Governo do Ceará)

04/03/24 20:26

O prefeito José Sarto (PDT), anunciou nesta segunda-feira (4), por meio das redes sociais, a demolição do Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza. De acordo com o chefe do Poder Executivo municipal, há grande risco de desmoronamento da estrutura. O prédio foi instalado em 1951, com o nome de Iracema Plaza Hotel, chegou a ser considerado um dos mais famosos da capital cearense.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

“A precária situação da edificação chegou ao limite. Há grande risco de desmoronamento. Os laudos técnicos indicam não ser mais possível a recuperação. Enquanto isso, o imóvel vem sendo depredado e acessado por quem desconhece ou ignora a insegurança. Lamentavelmente, uma pessoa já morreu ali”, explicou. A demolição do prédio será feita imediatamente e os proprietários do imóvel ficarão responsáveis pelo ressarcimento dos custos do serviço.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Ainda de acordo com o prefeito, o imóvel foi desocupado e as pessoas em situação de rua que moravam no local estão sendo acompanhadas pela Secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Equipes da Guarda Municipal estão no local para isolar do prédio.

Leia o texto completo:

Essas são imagens feitas hoje do Edifício São Pedro bem em frente ao canteiro de obras de requalificação da Praia de Iracema. A precária situação da edificação chegou ao limite. Há grande risco de desmoronamento. Os laudos técnicos indicam não ser mais possível a recuperação. Enquanto isso, o imóvel vem sendo depredado e acessado por quem desconhece ou ignora a insegurança. Lamentavelmente, uma pessoa já morreu ali.

Diante da falta de intervenções por parte dos proprietários e do decreto do Governo do Estado revogando a declaração de interesse público do imóvel, a situação exige providências, sob pena de colocar mais vidas em risco. Por todas essas razões, a Prefeitura tomou a decisão de fazer imediatamente, por conta própria, a demolição do prédio e cobrar dos proprietários o ressarcimento pelos custos desse serviço. O imóvel já foi desocupado e as pessoas em situação de rua estão sendo acompanhadas pela nossa Secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Equipes da Guarda Municipal já estão no local para garantir o isolamento do prédio.

As obras de requalificação da Praia da Iracema estão avançando em ritmo acelerado e, agora, vamos iniciar os serviços de pavimentação ali, justamente no entorno do edifício São Pedro. Um serviço que vai fortalecer ainda mais o turismo, estimular o empreendedorismo, proporcionar lazer para moradores da região e de toda a Cidade. E não há qualquer cabimento em fazer uma requalificação como essa para atrair mais pessoas para aquela área e manter uma edificação que coloque em risco a vida dos trabalhadores e dos visitantes.

LINKS PATROCINADOS