Prefeito de Pacatuba e 8 secretários são alvos de operação do MPCE
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Prefeito de Pacatuba e 8 secretários são alvos de operação do MPCE

Suspeita é de práticas ilícitas na gestão pública

18/04/2023 10:25

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou na manhã desta terça-feira (18) a Operação Polímata. Em parceria com agentes da Polícia Civil (PC-CE), foram cumpridos 23 mandados de prisão contra membros da gestão municipal, incluindo, prefeito e secretários do Desenvolvimento Agrário; Saúde; Infraestrutura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Cultura; Assistência Social; Educação; e Segurança, Defesa Civil e Patrimonial, além de integrantes do Gabinete do Prefeito e da Procuradoria Geral do Município, ex-gestores municipais e representantes de empresas fornecedoras que mantinham vínculo com a Prefeitura por meio de contratos firmados com dispensa de licitação.

Os gestores públicos também foram afastados de suas funções por 180 dias.

A Justiça do Ceará ainda determinou o encerramento imediato dos contratos da prefeitura com pessoa físicas e jurídicas investigadas na operação.

Na ação, foram cumpridos também 37 mandados de busca e apreensão nas cidades de Pacatuba, Caucaia, Fortaleza, Horizonte e Iguatu, sendo apreendidos R$ 400 mil em espécie e três carros de luxo.

O órgão ministerial apura a prática de crimes contra a administração pública e licitatórios no âmbito da Prefeitura Municipal de Pacatuba, entre os anos de 2021 e 2022.

Segundo a Procap, diversas unidades gestoras/secretarias faziam uso sistemático de dispensas de licitação, mediante a contratação de fornecedores, incluindo pessoas físicas, com indicativo de ausência de capacidade operacional, visando a execução de uma multiplicidade de atividades, com despesas estimadas em R$ 19 milhões.

LINKS PATROCINADOS