Polícia Civil localiza no RS suspeitos de aplicar golpes do consignado no Ceará
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Polícia Civil localiza no RS suspeitos de aplicar golpes do consignado no Ceará

Tinham como alvo servidores públicos e aposentados

Foto: reprodução/Polícia Civil

11/08/2023 9:51

As Polícias Civis dos estados do Ceará (PC-CE) e Rio Grande do Sul (PCRS) deflagraram, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10), a Operação Lucas 12, que aconteceu no Rio Grande do Sul (RS). No estado, dez pessoas foram presas suspeitas de aplicação do chamado "golpe do empréstimo consignado". O grupo fez vítimas no Ceará e em vários outros estados.

Detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados em coletiva, que ocorreu, nesta quinta-feira, na Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, no município de Juazeiro do Norte. Durante a ofensiva, veículos também foram apreendidos pelos policiais civis.

A Operação Lucas 12 foi deflagrada pelo Departamento de Polícia Judiciário do Interior Sul (DPJ-Sul) e pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. A Polícia Civil tomou conhecimento do golpe por meio de um Boletim de Ocorrência (B.O), que uma servidora pública da Região do Cariri, foi contactada por pessoas que se passavam por uma financeira e realizavam uma espécie de negociação para pagamento de dívidas. Com base no que foi apurado nas investigações pela PC-CE, inicialmente, os suspeitos aplicavam os golpes por meio de um e-mail, telefone, aplicativo de mensagem e até por correspondência residencial. 

Como os suspeitos agiram

No decorrer das conversas, os suspeitos ludibriavam as vítimas, todas servidoras que possuíam algum tipo de dívida e ofertavam uma proposta falsa de compra de empréstimos consignados por meio de portabilidade. De posse das informações pessoais das vítimas, os indivíduos realizavam a ação criminosa. Ao todo, com base no que foi apurado, os suspeitos aplicavam os golpes em centenas de pessoas em todo o país. Diante de todos os detalhes e com a identificação dos suspeitos, os policiais civis do Ceará representaram pelas prisões preventivas pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Capturas 

Com as decisões judiciais em mãos, os policiais civis lograram êxito na captura dos alvos, que foram presos na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS), e também, no Estado de Goiás (GO). Durante a operação Lucas 12, dez alvos foram presos até o momento, sendo conduzidos para unidades policiais do Rio Grande do Sul, onde todos os trâmites foram realizados. 

LINKS PATROCINADOS