Polícia Civil deflagra operação contra grupo que aplicava golpes se passando por advogados - Cn7 - Sem medo da notícia

Polícia Civil deflagra operação contra grupo que aplicava golpes se passando por advogados

O prejuízo causado as vítimas é de cerca de R$ 700 mil

Polícia Civil deflagra operação contra grupo que aplicava golpes se passando por advogados

(Foto: reprodução/PCRS)

27/03/2025 15:02

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) e a Polícia Civil do Ceará (PCCE) resultou na prisão de nove pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso especializado em fraudes utilizando falsa identidade de advogados. As capturas foi realizadas em bairros de Maracanaú. A ação, denominada "Charlatan", teve como foco o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Segundo as investigações, o grupo aplicava golpes em vítimas do Rio Grande do Sul há pelo menos um ano, causando um prejuízo estimado em R$ 700 mil. Os suspeitos faziam contato virtual com as vítimas, informando que elas teriam valores a receber em precatórios. Para liberar o suposto montante, exigiam depósitos sob a justificativa de honorários advocatícios, taxas ou impostos.

Os criminosos utilizavam documentos falsificados com dados verdadeiros, incluindo timbres de órgãos públicos, e se passavam por advogados ou funcionários de escritórios que, de fato, atendiam as vítimas. Esse modus operandi dificultava a identificação da fraude e levava os alvos a realizarem os pagamentos solicitados.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Durante a operação, além das prisões, os agentes apreenderam celulares, HDs, máquinas de cartão, cartões de crédito e um veículo. Os suspeitos foram encaminhados a uma unidade da PCCE, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Publicidade
sesc

LINKS PATROCINADOS