Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra tesoureiro do TCP e outros 27 membros da facção
A facção criminosa, de origem carioca, se fundiu recentemente com o GDE
(Foto: reprodução/vídeo)
17/09/2025 13:26
A Polícia Civil do Ceará (PCCE) cumpriu 28 mandados de prisão preventiva nesta quarta-feira (17) contra integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP), facção criminosa que atua em aliança com a Guardiões do Estado (GDE) no Ceará. Entre os alvos está o homem apontado como tesoureiro do grupo, de 42 anos, identificado como "Doutor", responsável por gerenciar os recursos financeiros da organização desde pelo menos outubro de 2023.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, 12 dos mandados foram cumpridos contra pessoas presas no sistema penitenciário. A operação também realizou 12 buscas e apreensões nas cidades de Maranguape, Fortaleza, Horizonte e Maracanaú. O TCP, de origem carioca, é acusado de homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e roubos.
Siga o canal do CN7 no Telegram
O delegado-geral Márcio Gutiérrez destacou que as ações buscam não apenas prender integrantes, mas também enfraquecer a estrutura financeira das facções. "A orientação é sufocar essas organizações, retirando criminosos de circulação e atingindo o patrimônio delas", afirmou.