PF realiza operação para combater contrabando de cigarros eletrônicos no Ceará
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

PF realiza operação para combater contrabando de cigarros eletrônicos no Ceará

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Juazeiro do Norte

31/05/2023 8:16

Na manhã desta quarta-feira (31), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação 2.2x com o objetivo de combater o contrabando de cigarros eletrônicos no estado do Ceará. Ao todo, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal, sendo 10 em Fortaleza e 3 em Juazeiro do Norte.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

A investigação conduzida pela PF identificou anúncios e negociações de cigarros eletrônicos em perfis de redes sociais, incluindo serviços de entrega em domicílio (delivery), além de estabelecimentos comerciais de rua e mercados. A operação 2.2x tem como objetivo principal identificar os responsáveis pela divulgação, armazenamento e comercialização desses produtos ilícitos no Ceará, buscando também apreender os itens em questão.

Essas condutas podem configurar, em tese, o crime de contrabando, que acarreta uma pena de até 4 anos de prisão. Além disso, a análise do material apreendido pode revelar a prática de outros crimes ainda mais graves. Vale ressaltar que hoje, dia 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Fumo, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

O nome dado à operação faz referência ao aumento do risco enfrentado pelos usuários de cigarros eletrônicos, que possuem um risco 2.2 vezes maior de desenvolver câncer em comparação aos não fumantes, além de apresentarem maiores chances de contrair a doença em idades mais jovens quando comparados aos fumantes de cigarros tradicionais.

LINKS PATROCINADOS