PF encontra planilhas com dados de emendas de deputados em endereço ligado a assessora de Lira
As informações foram divulgadas pelo colunista Fábio Serapião, do UOL
(Foto: reprodução/redes sociais)
30/01/2026 11:47
A Polícia Federal (PF) encontrou dezenas de planilhas com registros ligados a emendas parlamentares durante buscas realizadas em um endereço relacionado a Mariângela Fialek, conhecida como "Tuca", assessora do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). As informações foram divulgadas pelo colunista Fábio Serapião, do UOL.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo a publicação, os documentos estão agora sob análise da PF e teriam dados sobre emendas de deputados. Tuca ficou conhecida por atuar como braço direito de Arthur Lira no período em que o mecanismo do chamado "orçamento secreto" esteve no centro de disputas políticas e questionamentos de órgãos de controle.
As buscas ocorreram em dezembro e também atingiram o gabinete de Tuca na presidência da Câmara dos Deputados. A ação foi determinada após ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. De acordo com o colunista, a assessora é investigada sob suspeita de "controlar e organizar o chamado orçamento secreto através da emenda parlamentar".
Siga o canal do CN7 no Telegram
Com a apreensão do material, a PF busca entender se os registros revelam como a divisão do orçamento era operacionalizada, incluindo possíveis critérios relacionados a interesses de Arthur Lira e de outras lideranças políticas. A apuração mira, ainda, uma possível continuidade da atuação de Tuca na organização de emendas durante a gestão de Hugo Motta (Republicanos), na presidência da Câmara.