PF deflagra nova fase da Operação Overclean e deputado baiano é alvo
Apartamento funcional do deputado federal Félix Mendonça Júnior está na mira
Félix Mendonça Júnior
13/01/2026 8:27
Nesta terça-feira (13), a Polícia Federal (PF), com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil (RFB), deflagrou a nona fase da Operação Overclean, que investiga um esquema criminoso suspeito de desviar recursos públicos de emendas parlamentares, além de corrupção e lavagem de dinheiro.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
De acordo com a PF, investigam-se indícios de direcionamento irregular de emendas, pagamento de vantagens indevidas, fraudes em licitações e ocultação dos recursos por meio de estruturas financeiras complexas. Os envolvidos poderão responder por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
Nesta etapa, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão na Bahia e no Distrito Federal, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do inquérito que corre na Corte. Entre os alvos está o apartamento funcional do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), em Brasília.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Além das diligências, por determinação do STF foi efetuado o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas. A medida tem o objetivo de interromper a circulação de valores considerados de origem ilícita e preservar bens para eventual ressarcimento aos cofres públicos.
A operação é um desdobramento de fases anteriores, que já tinham revelado uma investigação ampla sobre desvios de recursos públicos por meio de emendas parlamentares e irregularidades em licitações, envolvendo políticos, empresários e operadores financeiros.
Até o momento, o deputado Félix Mendonça Júnior ainda não se pronunciou publicamente sobre essa nova fase da Overclean.