Operação da PF investiga orçamento secreto com foco em ex-assessora de Lira
A apuração é baseada em documentos citados em decisão do STF
(Foto: Reprodução/Vídeo)
13/12/2025 16:24
A Polícia Federal (PF) investiga suspeitas de irregularidades na destinação de recursos do chamado orçamento secreto, com foco na atuação de Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, ex-assessora do então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A apuração é baseada em documentos citados em decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. De acordo com a decisão, anotações apreendidas pela PF indicam que verbas públicas teriam sido direcionadas conforme interesses privados de parlamentares, sem critérios técnicos ou compromisso com projetos de longo prazo.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Um dos manuscritos aponta que recursos previstos para Nova Russas, teriam sido redirecionados para Reriutaba, após pedido informal atribuído ao deputado Junior Mano (PSB-CE). O parlamentar não é alvo da investigação e nega irregularidades.
Nesta quarta-feira, a PF divulgou joias apreendidas na casa de Mariângela Fialek, que agora passam por perícia para avaliação do valor e da origem. Investigadores suspeitam que as peças sejam de alto valor.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A investigação segue sob a supervisão do STF. Arthur Lira não é alvo da operação, e a defesa de Tuca ainda não se manifestou.