Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Nomeação de Gonet para PGR é oficializada no Diário Oficial da União

Posse está marcada para a próxima segunda-feira

(Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

15/12/23 18:25

A nomeação do próximo procurador-geral da República, Paulo Gonet, assinada pelo presidente Lula, foi publicada na tarde desta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União (DOU).

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

O ato foi publicado após a aprovação de Gonet pelo plenário do Senado, na última quarta-feira (13). A posse dele no cargo está marcada para a próxima segunda-feira (18).

Atualmente, Gonet exerce o cargo de vice-procurador eleitoral, com atuação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e vai assumir a cadeira deixada pelo ex-procurador Augusto Aras, cujo mandato terminou em setembro.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Perfil

Paulo Gustavo Gonet Branco é um dos 74 subprocuradores da República em atuação na PGR. Gonet entrou no Ministério Público Federal (MPF) em 1987. É Formado em direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde também obteve título de doutorado.

Nos bastidores, Gonet contou com apoio dos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes para chegar ao cargo de procurador-geral. O subprocurador é autor do livro Curso de Direito Constitucional, escrito em parceria com Mendes.

No TSE, tribunal presidido por Moraes, Gonet deu parecer favorável à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo que tratou da legalidade da reunião realizada com embaixadores para atacar o sistema de votação eletrônico brasileiro.

Desde a saída de Augusto Aras, a PGR está sendo comandada interinamente pela subprocuradora Elizeta Ramos.

As informações são da Agência Brasil.

LINKS PATROCINADOS