No mês de combate à trombose, recomendação é prática de exercícios físicos

23/09/19 21:07

A trombose vascular é uma doença cardiovascular que acomete cerca de 180.000 pessoas por ano no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Além disso, é a terceira mais comum do tipo, perdendo apenas para o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). Setembro é considerado o mês nacional de combate à enfermidade em todo o país.

A doença se caracteriza pelo acúmulo de coágulos sanguíneos no corpo, com maior concentração na pernas. Isso, dificulta a circulação sanguínea e provoca no paciente desconforto, inchaço e dor na região. Quando solto, o coágulo pode circular pelo corpo e provocar um processo chamado “embolia”, obstrução do vaso sanguíneo.

De acordo com a professora da AYO Fitness Club, Thiciane Pimentel, a ausência de movimentação do corpo prejudica o fluxo sanguíneo dos membros inferiores. “As pernas, panturrilhas e demais membros inferiores precisam da contração muscular para permitir que o fluido circule normalmente, saindo das pernas e indo em direção ao coração. Por isso, quando há a frequência de exercícios físicos, dificilmente há interferência à saúde do sistema nervoso”, disse.

Tratamento e prevenção

O tratamento da trombose vascular segue de acordo com o quadro clínico de cada paciente e pode ser através de cirurgia para a desobstrução do vaso sanguíneo e/ou prescrição de medicamentos anticoagulantes, que previnem a formação de novos “trombos”. A prevenção da Trombose Venosa Profunda, segundo especialistas, é feita através da realização de caminhadas regulares e evitar longos períodos sem movimentação.

LINKS PATROCINADOS