Moraes mantém prisão de jornalista cearense acusado de tentativa de atentado em Brasília
No despacho, Moraes destacou que Wellington Macedo descumpriu medidas judiciais
(Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
19/12/2025 18:16
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu manter a prisão do jornalista cearense Wellington Macedo, que é um dos acusados pela tentativa de atentado com bomba no Aeroporto Internacional de Brasília. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (18) e aponta que os motivos que levaram à prisão do réu permanecem inalterados. As informações são do portal Metrópoles.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
No despacho, Moraes destacou que Wellington Macedo descumpriu medidas judiciais anteriormente impostas, incluindo a prisão domiciliar. Segundo o ministro, o jornalista não foi localizado em sua residência e chegou a publicar vídeos nas redes sociais afirmando que estava fugindo do mandado de prisão, além de pedir ajuda financeira para permanecer foragido.
Para o magistrado, a conduta demonstrou desrespeito às decisões da Suprema Corte e indicou que as medidas cautelares adotadas até então não foram suficientes para garantir a aplicação da lei penal e a preservação da ordem pública. Diante disso, o STF entendeu ser necessária a manutenção da prisão.
Wellington Macedo é um dos três réus no processo que apura a tentativa de atentado ocorrida na véspera do Natal de 2022. Além dele, respondem pelo caso o empresário George Washington de Oliveira Sousa e Alan Diego dos Santos Rodrigues. Os três já foram condenados pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
Siga o canal do CN7 no Telegram
Posteriormente, parte do processo foi remetida ao Supremo Tribunal Federal, incluindo os crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e atentado contra a segurança do transporte aéreo. O caso segue sob análise da Corte.