Ministro prevê emissão de novo parecer sobre Usina de Dessalinização em três semanas
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Ministro prevê emissão de novo parecer sobre Usina de Dessalinização em três semanas

Declaração ocorreu durante evento Blitz da Telefonia Móvel, em Fortaleza

(Foto: Kayo Sousa/MCom)

27/03/2024 19:58

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, declarou, nesta quarta-feira (27), que o novo parecer sobre a Usina de Dessalinização de Fortaleza (Dessal) deverá ser finalizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em até três semanas, após a pasta ter recebido um estudo de impacto atualizado da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece). A declaração ocorreu durante o evento Blitz da Telefonia Móvel, realizado na praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. A solenidade contou com a participação dos deputados federais Danilo Forte (União Brasil), Fernanda Pessoa (União Brasil), José Airton Cirilo (PT) e do conselheiro da Anatel, Vicente Aquino.

"Não tem um prazo ainda fixo, mas acredito que a Agência não demore a fazer uma análise sobre isso. Vamos dizer que em duas ou três semanas a gente deva ter um parecer sobre a área técnica da Agência", disse o ministro.

Ainda de acordo com o ministro Juscelino Filho, o tema deve ser tratado com responsabilidade e dialogando com todos os envolvidos. "Vamos estar, justamente, avançando dessa forma, buscando fazer um diálogo responsável, colocando na mesa todos os atores envolvidos para que a gente consiga ter um encaminhamento com uma convergência e que não cause nenhum prejuízo nem para um projeto, nem para outro e muito menos para os brasileiros", explicou.

A construção da Usina de Dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza, tem dividido opiniões de técnicos da Anatel e da Cagece.

Na avaliação da Anatel, a construção da usina com o uso dos tubos e jatos de alta pressão podem danificar os cabos submarinos de telefônicas presentes na Praia do Futuro. Porém, o presidente da Cagece, Neuri Costa, afirmou, em entrevista ao portal CN7, que não há riscos para as empresas e a exigência feita sobre a distância de 500 metros está sendo respeitada.

Assista ao vídeo:

  • Ministro Juscelino Filho disse que está tratando tema sobre a construção de Usina de Dessalinização, na Praia do Futuro, com responsabilidade
  • Ministro Juscelino Filho prevê que novo parecer sobre construção da Usina sai em até três semanas

Os vídeos são do Programa do Rubão.

LINKS PATROCINADOS