Ministro-chefe da AGU, José Levi, pede demissão do cargo
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Ministro-chefe da AGU, José Levi, pede demissão do cargo

Ele é o terceiro nome da Esplanada a deixar o governo nesta segunda (29)

(Brasília - DF, 29/04/2020) Palavras do Advogado-Geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior..Foto: Alan Santos/PR

29/03/2021 19:04

O ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), José Levi, pediu demissão do cargo nesta segunda-feira (15) e vai ser substituído pelo atual ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. Ele é o terceiro nome da Esplanada a deixar o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) hoje.

"Com o meu mais elevado agradecimento pela oportunidade de chefiar a Advocacia Geral da União, submeto à elevada consideração de Vossa Excelência o meu pedido de exoneração do cargo de Advogado-Geral da União", escreveu José Levi em carta enviada ao presidente Bolsonaro.

Especula-se que uma das razões para a saída de Levi foi a ação direta de inconstitucionalidade que Jair Bolsonaro propôs ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra três estados que haviam implementado toque de recolher como medida de combate à pandemia da Covid-19.

Substituto

O nome de André Mendonça não foi oficializado para assumir o cargo deixado por José Levi. Porém, ele é considerado o favorito para assumir o posto. Assim, ele retorna para a AGU, lugar onde atuava antes de assumir o cargo do ex-ministro Sergio Moro, que pediu demissão em abril de 2020.

Segundo o Uol, André Mendonça vai ser substituído no Ministério da Justiça pelo atual secretário de segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, que havia sido cotado para assumir a direção da Polícia Federal (PF).

LINKS PATROCINADOS