sete dias sem medo da notícia
Ministério Público vai ampliar a temporada de caça aos ladrões do dinheiro público
Por : Redação CN7
07/07/17 13:58

Itarema, Jati e Saboeiro foram os Municípios escolhidos pelo Ministério Público Estadual (MP-CE) para o início de uma temporada de caça aos ladrões do dinheiro público. E a lista de cidades e prefeituras deve aumentar até o fim do ano, graças a um trabalho articulado e harmônico entre os promotores de Justiça e procuradores do Tribunal de Contas dos Municípios (TC). A ordem é investigar, e, se constatado o desvio de verbas públicas, seja pedida a prisão dos responsáveis.

O trabalho está sendo coordenado pela Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e conta com o apoio da Polícia Judiciária, no caso a Polícia Civil. Em Saboeiro, o descalabro com o dinheiro do povo chegou às raias da afronta às leis, às autoridades e ao próprio cidadão e eleitor. Um posto de combustíveis da cidade servia de apoio para as falcatruas.  O filho do prefeito está sendo caçado pelas autoridades, pois, além de roubar o dinheiro público, ainda fazia chacota nas redes sociais sobre o trabalho das autoridades e endereçava ameaças de morte a vereadores da oposição que teriam denunciado o crime às autoridades.  E há ainda quem queira o fim do TCM. Logo, pode-se deduzir a razão. Cadeia neles!!!

NOSSO BATMAN

Causou uma grande repercussão a nota publicada na coluna na última quarta-feira em que foi revelada a informação de que o atual secretário da Segurança Pública e Defesa Social, delegado federal André Costa, será candidato nas eleições de 2018. Não houve desmentido oficial, portanto… Nesta semana, Costa esteve em Sobral juntamente com o comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Viana. Eles visitaram a sede do 3º BPM e do BPRaio, conversaram com os oficiais e praças. Receberam sugestões e deixaram uma mensagem de apoio total à tropa. É assim que o nosso Batman vem conquistando a simpatia da tropa e ganhando terreno. Ah!, deu tempo de Costa “dar uns treinos” no tatame com os policiais.  Quem esteve presente por lá foi a vice-governadora, Izolda Cela, que é a coordenadora do projeto “Pacto por um Ceará Pacífico”.

SOBRE O CHUPETA

Outra notícia que gerou um grande rebuliço foi a informação de que o advogado cearense Fernando Feitosa, o “Chupeta”, estariam prestes a fazer um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE). Ele é apontado na “Operação Expresso 150”, da Polícia Federal (PF) e do Superior Tribunal de Justiça (STF) como o chefe de uma organização criminosa que se instalou no seio do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará para vender sentenças e habeas corpus a  bandidos do crime organizado. O advogado negou a informação. Sendo verdade ou não, a informação deixou muita gente de orelha em pé. As investigações da PF deixam bem claro quem comandava e quem participava da bandidagem no Judiciário cearense. Está tudo gravado!!!

CORTE DE DESPESAS NA PRF

A direção da Polícia Rodoviária Federal emitiu nota ao público revelando que irá suspender várias atividades rotineiras por conta da falta de recursos. Falas-se até em fechamento de alguns postos de fiscalização nas rodovias federais que cortam o estado do Ceará. A situação é nacional. A instituição vem cambaleando numa crise de aporte financeiro. Uma pena, pois  realiza um trabalho fabuloso no combate ao crime organizado, especialmente às quadrilhas de traficantes de drogas e de armas, além de contribuir decididamente na fiscalização das fronteias brasileiras.  Também deverá ser prejudicado o trabalho de fiscalização de trânsito, de escoltas e outras atividades-fim da corporação. A meta é reduzir custos com combustível, diárias etc. A população é a prejudicada.

ESPAÇO PARA A MULHERADA

Deputado estadual Capitão Wagner (PR-CE) mobilizou a mulherada do seu partido e conseguiu uma mudança na mensagem que o governador Camilo Santana encaminhou à Assembleia Legislativa do Ceará para o concurso público que visa preencher mil cargos de agentes penitenciários. No projeto inicial, seriam destinados apenas cinco por cento das mil vagas (5) para mulheres. A mobilização na AL foi pesada e deu certo. O texto foi alterado e agora as mulheres terão direito a 15 por cento das vagas. Ainda sim é pouco, mas representou um avanço e na ampliação do espaço para as mulheres nas áreas ligadas à Segurança Pública.

OAB APARECE

Finalmente, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, aparece em publico. O presidente da instituição, Marcelo Mota, concedeu entrevista à TV para protestar contra o projeto de lei encaminhado pelo governador Camilo Santana ao Legislativo em que é prevista a redução do número de comarcas no Ceará. Muitas cidades ficarão sem fórum, sem juiz e sem os serviços da Justiça em primeiro grau.  “Dessa forma, o Judiciário de afastada do povo e se encastela. A OAB é contra esta decisão”, disse o presidente da entidade. O debate sobre o assunto está na Assembleia e se os deputados aprovarem, faltará, ainda, a sanção do governador. Camilo já “lavou as mãos”, alegando a autonomia do Judiciário.

ASSÉDIO E CABELOS

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD) instaurou uma investigação disciplinar para apurar a conduta de um oficial superior do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O caso é o seguinte: o oficial ministrava um curso de mergulho para oficiais e praças e obrigou uma soldado a cortar os cabelos caso quisesse participar do curso. E foi mais além: ele mesmo levou uma máquina para raspar no “zero” os cabelos da militar. A bombeiro feminina não escapou. Suas madeixas foram embora. O coronel tentou fazer isso também com uma capitã, mas não conseguiu. A confusão foi grande e o caso será investigado como assédio moral e também abusou de poder.

NOVOS DELEGADOS

A luta é grande. Dezenas de candidatos aprovados no concurso público de 2014 para o cargo de delegado de Polícia Civil do Estado do Ceará, aguardam o chamamento do governo. São profissionais    vocacionados  e que esperam a chance de ingressar na carreira e, assim, poder contribuir de forma decisiva no combate à criminalidade e à violência no Ceará.  Nas mãos do secretário da Segurança Pública está um projeto de reestruturação da Polícia Civil e que prevê mais delegacias em regime de plantão 24 horas, além da ampliação no número de Especializada, No entanto, o efetivo é diminuto. O que se espera é que o governo seja sensato e amplie urgentemente o efetivo da PC.

E TEM MAIS!!!

* A situação não é nada boa na Casa de Privação Provisória da Liberdade  Professor Jucá Neto, a famosa CPPL 3. Ali estão confinados cerca de 1.200 presidiários e a maioria ligada à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Dezenas de fugas já aconteceram e na última quarta-feira um detento foi encontrado morto dentro das escavações de um túnel. O presidiário foi cruelmente morto por outros internos e as imagens da execução foram postadas nas redes sociais.

* Confirmada para segunda-feira, às 9 horas, no estacionamento da Arena Castelão, a solenidade de entrega de novas viaturas para as  polícias Civil e Militar, Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e para o Corpo de Bombeiros Militar. Nas redes sociais, o governador Camilo tem repetido que está modificando a Segurança no Estado. Quer levar o BPRaio para todas as cidades com população igual ou superior a 50 mil habitantes. Sói não admite publicamente o  que o seu secretário da Segurança confirmou: o fim do Ronda do Quarteirão.  Não quer magoa seu antecessor e criador do Ronda.

* O assassinato covarde do comerciante Xico Canuto, dono do bar “Bicho Papão”, na Praia de Iracema, confirma o que muita gente já sabe: quem manda naquele bairro são os traficantes de drogas que controlam tudo de dentro de três favelas: Baixa Pau, Graviola e Oitão Preto.  A pergunta que não quer calar: até quando isso vai continuar???

* Recentemente, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social coordenou operações de combate ao crime (tráfico de drogas, de armas e assaltos) em cidades do Interior e da Região Metropolitana, com a expedição pela Justiça de mandados de busca e apreensão coletivos, além  de prisões. Muita gente foi capturada com armas, drogas, munições, veículos roubados e outros apetrechos do crime. O que se pergunta é:  Por que esse tipo de ação não acontece em Fortaleza? Que tal começar pela Praia de Iracema (favelas), depois, Barra do Ceará, Jardim Iracema, Jangurusu …

 

 

LINKS PATROCINADOS