Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Ministério das Comunicações realiza formatura de alunos no curso de manutenção de computadores

Solenidade foi realizada no IFCE de Maracanaú

(Foto: Kayo Sousa/MCom)

27/03/24 20:38

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou nesta quarta-feira (27), Dia Nacional da Inclusão Digital, da cerimônia de formação de 180 alunos do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) – Idear, em Maracanaú. Eles acabam de se formar nos cursos de manutenção de computadores e Excel avançado. A entrega dos certificados aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e contou com a presença do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil), da deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil) e do deputado estadual Firmo Camurça (União Brasil), além do conselheiro da Anatel, Vicente Aquino.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

“Gostaria de agradecer o Instituto Idear por ser um instrumento de conexão e comprometimento em capacitar e formar jovens vulneráveis e idosos em vários tipos de cursos. Aqui o aluno aprende a desmontar e montar, ajeitar equipamentos os eletrônicos e também cursos de informática, do mais básico até os mais especializados, por meio do programa CRC. Isso nos orgulha muito”, disse Juscelino.

Esses cursos de qualificação fazem parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, uma das ações da pasta que incentiva a conectividade e letramento digital em todo o país.

O ministro Juscelino Filho lembrou que o Ministério deve investir na implantação de CRCs por todos os estados e apontou a importância desses pontos para a questão sustentável. “Além de ser um local com esse olhar social de inclusão digital, também tem um eixo sustentável de recondicionar os equipamentos e fazer a destinação correta do lixo eletrônico”, destacou o ministro.

Formação

Além disso, as cidades de Fortaleza e Maracanaú receberam 150 computadores que serão distribuídos em 16 escolas para os Pontos de Inclusão Digital (PIDs). “Esse tipo de entrega nos deixa particularmente muito felizes, porque nós conseguimos cumprir exatamente a principal missão do Ministério das Comunicações, definida pelo nosso ministro Juscelino Filho, que é prover a inclusão digital de todos os cidadãos, em todo o país”, afirmou o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius.

“Essa é a nossa função primordial e, aqui, fazendo ações como essa, nós atingimos os três principais pontos da inclusão digital que é levar conectividade, levar dispositivos adequados às pessoas, que podem ser smartphones, principalmente computadores, e também levar o letramento digital, para que as pessoas saibam como usá-los”, finalizou o secretário.

Computadores para Inclusão

O programa Computadores para Inclusão já inaugurou 23 CRCs em todo o país. Mais de 147 cursos foram oferecidos, capacitando mais de 36,2 mil alunos para a era digital. Mais de 37,2 mil computadores recondicionados já foram doados, criando aproximadamente 2,6 mil pontos de inclusão digital em 779 municípios.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Em todo ano de 2023, foram doados 5,7 mil equipamentos pelos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), resultando na criação de 344 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) distribuídos em 129 municípios de todas as regiões do país. Essa iniciativa, além de capacitar jovens e adultos, também se destacou pelo recondicionamento sustentável de máquinas destinadas a instituições. Foram 648 toneladas de equipamento recebidas e tratadas pelos CRCs.

Confira fotos do evento:

As informações são do Ministério das Comunicações.

LINKS PATROCINADOS