Maracanaú participa da COP30 com projetos nas áreas de energias limpas e renováveis
Conferência acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém no Pará
Roberto Pessoa. Foto: Reprodução
06/11/2025 14:36
O município de Maracanaú estará entre os municípios brasileiros presentes à 30ª Conferência Anual das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém no Pará. A comitiva, capitaneada pelo prefeito Roberto Pessoa, apresentará a potenciais parceiros nacionais e internacionais projetos de transição energética e preservação ambiental para serem executados em Maracanaú.
Entre os projetos está a implantação de Usina Fotovoltaica com capacidade de produzir 4 milhões de KWh por ano e uma Usina de Reaproveitamento de Energia - URE Biogás que ficará no aterro sanitário, com capacidade de geração de 40 Gwh/ano e reduzindo a emissão em 2,7 mil toneladas de metano por ano na natureza. Também serão apresentados programas de urbanização e revitalização ambiental das Lagoas, Açudes, Rios e Córregos de Maracanaú, preservação do Rio Maranguapinho e de Etnoturismo no Território Indígena Pitaguary.
Além do prefeito Roberto Pessoa, estarão presentes na Comitiva a secretária executiva do Meio Ambiente Rubyanna Medeiros, a secretária dos Povos Originários, Mara Pitaguary, e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de Maracanaú.