José Guimarães é empossado como novo ministro de Relações Institucionais

Solenidade contou com a presença de lideranças, entre eles o presidente da Alece

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

14/04/2026 13:10

O deputado federal José Guimarães tomou posse nesta terça-feira (14) como ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e foi conduzida pelo presidente Lula. A solenidade contou com a presença de autoridades, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Guimarães substitui Gleisi Hoffmann, que deixou o cargo para disputar o Senado. Para a liderança do governo na Câmara, foi indicado o deputado Paulo Pimenta, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social.

Em publicação nas redes sociais, Guimarães afirmou que assume o cargo com "senso de responsabilidade e compromisso com o Brasil" e que dará continuidade ao trabalho da antecessora. Ele também citou ações do governo, como a ampliação da isenção do Imposto de Renda, a reforma tributária e o arcabouço fiscal. "Agora, temos a oportunidade de dar mais um passo histórico, avançando no fim da escala 6x1 e ampliando o debate sobre a tarifa zero no transporte coletivo", escreveu.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Segundo o ministro, o trabalho seguirá "ao lado do presidente Lula", com foco na articulação política no Congresso Nacional.

Confira fotos:

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS