Jornalista alerta para presença de cartel internacional de tráfico de drogas em Fortaleza
Lider do Jalisco foi preso na capital cearense há dois anos e continua no país
19/07/2020 12:31
Pouco mais de dois anos após a prisão em Fortaleza do mexicano José Gonzales Valência, o Chepa, apontado como um dos líderes do cartel Jalisco Nueva Generación, a passagem do criminoso pela capital cearense volta a ser destaque nacional.
O jornalista Leonardo Coutinho, um dos mais influentes do país, atualmente morando nos Estados Unidos alerta que a presença de Chepa em Fortaleza deveria ser encarada como um sinal.
Ele lembra que a cidade é uma importante base do Primeiro Comando da Capital (PCC) e preterida pela família de Marcos Willians Herbas Camacho (Marcola), como base auxiliar.
Além disso, Fortaleza é posição tem estratégica para o tráfico de drogas internacionais através do litoral, com operações já deflagradas pela Polícia Federal.
Extradição de mexicano continua indefinida
Em outubro de 2019 a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou pela extradição do traficante mexicano . O parecer enviado ao ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), indica ainda que o pedido do governo do México, que também deseja a extradição do criminoso, deve ser recusado.

"Eu nunca participei de nenhum narcotráfico em nenhuma parte. Isso não é verdade", afirmou Valencia, em depoimento a um juiz federal no Brasil. Ele foi preso por agentes da PF (Polícia Federal) em Fortaleza, quando passava as festas de fim de ano com a família, e aguarda o desfecho do caso detido no presídio de segurança máxima de Mossoró (RN).